MARANHÃO - O Maranhão aparece entre os sete estados com maior número de adesões ao acordo proposto pelo governo federal para viabilizar a devolução dos valores descontados ilegalmente dos benefícios de aposentados e pensionistas do INSS. Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), 43.116 maranhenses já formalizaram o pedido de ressarcimento.
O número coloca o Maranhão à frente de estados como Pará, Bahia e Paraná, reforçando a importância da mobilização dos beneficiários locais diante das fraudes reveladas pela Operação Sem Desconto, deflagrada pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União em abril deste ano. Ao todo, o esquema criminoso fez vítimas em todos os 26 estados e no Distrito Federal.
De acordo com as investigações, sindicatos, associações civis e outras entidades de classe conseguiram, de forma fraudulenta, que o INSS descontasse das aposentadorias e pensões contribuições associativas sem a devida autorização dos beneficiários.
Até esta quinta-feira (24), mais de 1 milhão de pessoas em todo o país aderiram ao acordo que permite o reembolso administrativo — ou seja, sem a necessidade de recorrer à Justiça. São Paulo lidera com 196.160 adesões, seguido de Minas Gerais (99.949) e Rio de Janeiro (93.738). O Maranhão aparece logo após estados do Sul e do Nordeste, como Ceará (56.417), Pernambuco (50.206) e Rio Grande do Sul (48.316).
O pagamento dos valores começou nesta semana. Cerca de 533 mil beneficiários que aderiram ao acordo até o dia 21 de julho vão receber o ressarcimento ainda esta semana. A expectativa é de que os pagamentos sigam de forma diária, em lotes de até 100 mil pessoas, obedecendo à ordem cronológica de adesão.
Os canais de atendimento para contestar os descontos continuam abertos até, pelo menos, 14 de novembro de 2025. A adesão é gratuita, feita diretamente no aplicativo Meu INSS ou presencialmente nas agências dos Correios — não é possível aderir pelo telefone 135. O procedimento também dispensa envio de documentos e vale para descontos feitos entre março de 2020 e março de 2025.
O INSS reforça que os aposentados e pensionistas maranhenses devem aproveitar a oportunidade para receber os valores devidos sem enfrentar processos judiciais, garantindo mais agilidade e segurança no reembolso.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.