COMITIVA

Brandão participa de preparação para Cop30

Com o tema “Promovendo o financiamento climático e transições justas no caminho até a COP30”, o “Global Policy Dialogue” reúne líderes de vários países

Ipolítica

Governador Carlos Brandão
Governador Carlos Brandão (Divulgação)

MARANHÃO - Comitiva estadual liderada pela governador do Maranhão, Carlos Brandão, participou nesta quinta-feira (17), em Vitória (ES), de painel do evento internacional “Global Policy Dialogue”, atividade preparatória para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em novembro deste ano, em Belém (PA). 

Com o tema “Promovendo o financiamento climático e transições justas no caminho até a COP30”, o “Global Policy Dialogue” reúne líderes de vários países e de todo o Brasil e segue com programação até esta sexta-feira (18), com série de sessões temáticas e grupos de debates sobre o tema.

Participam do evento no estado do Espírito Santo, representantes da África do Sul, Alemanha, Argentina, Barbados, Canadá, China, Equador, França, Índia, México, Reino Unido, Uruguai, Estados Unidos e União Europeia, além de governantes de  vários estados brasileiros. 

A identificação e recomendação de medidas, parcerias e iniciativas para promover transições justas, permitindo que os países alcancem o desenvolvimento sustentável e a erradicação da pobreza enquanto enfrentam a mudança climática é um dos motes do evento. Além de representar o Maranhão, Carlos Brandão participou do encontro como porta-voz do Consórcio Interestadual Amazônia Legal, entidade pública que reúne os nove estados da região: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. 

Durante o evento, Brandão apresentou a gestores brasileiros e estrangeiros, cases de sucesso, no campo das políticas ambientais, implementadas pelo poder público estadual do Maranhão, a exemplo dos programas, a exemplo dos programas Floresta Viva. Maranhão Sem Queimadas, Terras Para Elas e Paz no Campo.  

“A gente, nesse momento, aproveita para mostrar a experiência que estamos tendo no Maranhão. Não adianta a gente chegar na COP apenas com críticas, a gente tem que mostrar soluções, e nós temos várias soluções, vários projetos que têm dado certo, inclusive programas aprovados por órgãos internacionais, como é o caso da ONU, que acabou de aprovar um programa do Maranhão chamado Terra para Elas”, pontuou Carlos Brandão.  

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.