NO MARANHÃO

Conab entrega 3,7 toneladas de alimentos do PAA no estado

A agenda incluiu entregas simbólicas de 3,7 toneladas de alimentos a entidades socioassistenciais em São Luís e Itapecuru-Mirim,

Ipolítica

Conab no Maranhão
Conab no Maranhão (Divulgação)

MARANHÃO - A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizou uma missão oficial ao Maranhão, com foco no fortalecimento dos projetos quilombolas do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) no estado. 

A agenda incluiu entregas simbólicas de 3,7 toneladas de alimentos a entidades socioassistenciais em São Luís e Itapecuru-Mirim, com a participação do presidente da estatal, Edegar Pretto. 

Com o objetivo de valorizar a participação de mulheres quilombolas no PAA, programa que fortalece a agricultura familiar através da compra direta de alimentos produzidos pelos agricultores, sem necessidade de licitação, a Companhia destinou os alimentos adquiridos a organizações que dão assistência à população em situação de insegurança alimentar e nutricional.

“Essas entregas de hoje tem um significado extraordinário, pois nos dá a noção do alcance que um programa social como o PAA tem, uma política pública que muda efetivamente a vida das pessoas. Neste mês, o PAA nacionalmente completa 22 anos, agora estamos vendo a grandiosidade dessa volta do PAA, da Conab novamente reestruturada, então é um momento muito especial comemorar essa história aqui no Maranhão”, declarou o presidente da Companhia, Edegar Pretto.

Na segunda-feira (07), a primeira entrega de alimentos foi na Casa Acolher, no bairro Jordoa, localizado na capital maranhense. 

A instituição recebeu aproximadamente 600 kg de produtos do PAA, incluindo milho verde, raiz de mandioca, couve folha, abobrinha, pepino, melancia, quiabo, cheiro verde, maxixe, abóbora, banana e alface. Os produtos foram fornecidos por três associações e entregues com o apoio do SESC Mesa Brasil, que busca os alimentos nas comunidades e faz a entrega dos produtos nas diversas instituições cadastradas.

Para a presidente da Associação Mulheres do Campo em Ação, Maria Antonia Cavalcante, é muito gratificante participar das entregas em que os alimentos produzidos pelas mulheres rurais maranhenses são doados a quem mais precisa. “Saber que os alimentos que nós, mulheres do campo, cultivamos, estão vindo para instituições onde realmente irão aproveitá-los e serão distribuídos para pessoas que estão passando por necessidade faz a gente entender a relevância do nosso trabalho. Além disso, o PAA é muito importante para também para a nossa associação, pois gera renda para as mulheres integrantes e dá visibilidade para a nossa comunidade, nos dando destaque como produtoras rurais”, afirmou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.