MARANHÃO - A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (2), a Operação Cancela de Ferro para desarticular uma associação criminosa envolvida na extração ilegal de minério de ferro. Foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal, em cinco municípios de Minas Gerais e um do Maranhão. Durante a ação, foram apreendidos documentos, veículos e maquinários utilizados no crime.
A investigação, conduzida pela PF em Montes Claros, revelou que o grupo explorava uma área de preservação ambiental sem autorização. Laudo pericial apontou a extração de quase 19 mil toneladas de minério, com um prejuízo ambiental superior a R$1,9 milhão. Além dos crimes ambientais, o grupo é investigado por sonegação fiscal e lavagem de capitais, com uma das empresas do esquema apresentando movimentações atípicas de quase R$ 12 milhões em um único mês.
As investigações prosseguem com a análise do material apreendido para a completa identificação dos envolvidos. Os investigados poderão responder pelos crimes de usurpação de bem da União, crimes ambientais, sonegação fiscal e lavagem de dinheiro, entre outros.
Saiba Mais
- Operação desarticula grupo suspeito de comercializar medicamento ilegal no MA
- Sete são presos e drogas são apreendidas em pizzaria usada para lavagem de dinheiro
- Operação da PF apura invasões e crimes ambientais em terra indígena no Maranhão
- Duas pessoas são presas em operação contra o tráfico de drogas em Rosário
- Maranhão é alvo de operação contra fraudes cibernéticas, lavagem de dinheiro e tráfico de drogas
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.