MARANHÃO - O talento jovem e a força da educação pública maranhense foram reconhecidos, mais uma vez, na cerimônia do Prêmio Porto do Itaqui, realizada nessa quarta-feira (18), em São Luís. A premiação, promovida pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) e a Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), teve como objetivo incentivar a produção científica, tecnológica e de inovação no Maranhão, com foco especial nos setores portuário, marítimo e logístico.
Destaques da noite, os estudantes do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) foram reconhecidos em duas categorias estratégicas: Redes Sociais e Robótica.
Na categoria Redes Sociais, os prêmios ficaram com:
● 1º lugar: Bruno Francisco Baldez Sousa, com o projeto "PORTCAST – Porto-Cidade e Sustentabilidade. Como o Porto do Itaqui impacta diretamente São Luís", que utiliza o formato de podcast para discutir, de forma inovadora e acessível, os impactos do porto na vida urbana e ambiental da capital maranhense.
● 2º lugar: Vitor Gabriel Rego Mendes, com o projeto "Aportando nas Águas da Memória", uma proposta sensível que mergulha na relação histórica e cultural da cidade com seu porto, conectando passado e presente com narrativas digitais.
Já na categoria Robótica, os premiados foram:
● 1º lugar: Felipe Borges Pereira, com o projeto "WearSafe: Tecnologia Assistiva e IoT no Porto do Itaqui", que propõe uma solução de segurança para trabalhadores portuários por meio de vestíveis inteligentes conectados à Internet das Coisas.
● 2º lugar: Evandro José Nascimento de Andrade, com o projeto "Eco Vigia Itaqui", que desenvolve um sistema automatizado de monitoramento ambiental para prevenir danos ecológicos em áreas próximas ao porto.
Representando a direção-geral do IEMA na solenidade Mirla Oliveira, Diretora Adjunta Pedagógica, celebrou o desempenho dos estudantes e destacou a importância do incentivo à pesquisa aplicada no contexto educacional:
“Esses prêmios mostram o quanto nossos estudantes são capazes de desenvolver soluções criativas e comprometidas com o território. Eles estão atentos ao que acontece ao redor e usam a ciência e a tecnologia para propor mudanças. O IEMA é isso: formação com propósito e impacto social.”
O Prêmio Porto do Itaqui integra a iniciativa "Mais Inovação", da FAPEMA, e contempla diversas categorias como Produção Acadêmica, Robótica, Jornalismo, Redes Sociais, Empresa Inovadora e Concurso de Redação. Voltado a estudantes, pesquisadores, professores, jornalistas e empreendedores, o prêmio busca reconhecer práticas de destaque nos campos da inovação e da tecnologia com impacto real nos setores portuário e logístico do estado.
A conquista dos alunos do IEMA é mais uma prova de que quando o talento encontra oportunidade, o futuro se constrói com ciência, criatividade e consciência social.
Saiba Mais
- Com apoio do Governo Federal, IEMA amplia oportunidades para mulheres no Maranhão
- Alunos do IEMA Pleno Codó vencem prêmio nacional e representarão o Maranhão na COP30, em Belém (PA)
- Inscrições para cursos técnicos do Iema encerram nesta quinta-feira (12); saiba como se inscrever
- Iema abre inscrições para seletivo de cursos técnicos
- Estudantes do MA recebem destaque em evento robótica mundial e garantem três lugares no pódio
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.