MARANHÃO - A falta de cuidado com as instalações elétricas e o modo como aparelhos eletrônicos são utilizados no dia a dia, podem aumentar os riscos de acidentes como curtos-circuitos, que podem causar incêndios, perdas de aparelhos e até acidentes fatais. Acompanhe dicas de como identificar e evitar curtos-circuitos e sinais de perigo.
Os principais sinais que merecem atenção são:
- Cheiro de queimado em aparelhos;
- Tomadas queimadas, ou seja, com manchas escuras;
- Lâmpadas que queimam muito rápido;
- Interrupção da energia em um ou mais cômodos sem motivo aparente;
- Disjuntor que desarma com frequência;
- Fusíveis queimados.
De acordo com o Executivo de Segurança da Equatorial Maranhão, Gabriel Vieira, muitosacidentes com energia elétrica acontecem no ambiente doméstico e, pequenas atitudes, como prestar atenção nesses “sintomas”, já ajudam a tornar a casa um lugar mais seguro.
“Caso perceba algum sinal de curto-circuito, chame imediatamente um profissional habilitado para fazer a manutenção da rede elétrica que deve acontecer periodicamente a depender das condições do ambiente”pontua Gabriel.
Confira outras dicas para prevenir acidentes elétricos:
- Evite sobrecarregar tomadas, usando benjamins, também conhecidos como “T´s” e extensões de qualquer tipo. O ideal é contratar um profissional especializado para fazer a instalação elétrica de novas tomadas de acordo com as normas técnicas;
- Nunca use fios desencapados ou malconservados;
- Evite instalar tomadas próximo de locais onde há água;
- Quando for viajar desligue da tomada os aparelhos que não estiverem em uso;
- Não deixe cortinas e tapetes próximos a fios e tomadas, caso ocorra um curto-circuito, eles podem pegar fogo rapidamente.
“Nunca faça reparos ou novas instalações por conta própria, pois mesmo que o sistema esteja desligado, mexer com eletricidade sem os devidos cuidados pode causar sérios danos físicos e materiais”, enfatizou Gabriel.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.