MARANHÃO - A chuva aumenta gradualmente entre o Maranhão e o Ceará ao longo deste mês de janeiro de 2025, com a aproximação bem gradual da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e atuação de instabilidades tropicais potencializadas pelo oceano mais aquecido. O norte do Maranhão sinaliza volumes abaixo da média. As informações são do site ClimaTempo.
A região MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) apresenta regularização gradual da chuva. No Tocantins, ela ocorre de forma mais volumosa e frequente. No Piauí e Maranhão, as chuvas vão ficando mais frequentes conforme o mês avança.
A faixa leste do Nordeste deve ter chuvas mais eventuais e passageiras, porém o Recôncavo Baiano tem um risco maior para ocorrência de temporais. O calor aumenta desde a Bahia até a Paraíba.
A chuva aumenta no centro-oeste da Bahia, com volumes acima do normal no sudoeste, que fica mais sujeito a atuação de corredores de umidade. Pausas ocorrem ao longo do mês na Bahia, e períodos de calor intenso são esperados.
O meteorologista Vinícius Lucyrio é o responsável pela análise climática de janeiro de 2025.
Saiba Mais
- Previsão do tempo: sol na maior parte do Nordeste neste sábado (4)
- Previsão do tempo: variação de nuvens no Nordeste nesta sexta-feira (3)
- Previsão do tempo: chuva em parte do Maranhão nesta quinta-feira (2)
- Previsão do tempo: possibilidade de chuva no Maranhão nesta quarta-feira (1º)
- Previsão do tempo: alerta de chuva para o Maranhão nesta segunda-feira (30)
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.