Descoberta🦕

Fósseis encontrados no Maranhão são de espécie de dinossauro inédita para a ciência

Segundo o pesquisador responsável, os fósseis possuem cerca de 100 milhões de anos.

Imirante, com informações do g1 Maranhão

Atualizada em 27/12/2024 às 15h58
O fósseis foram encontrados no município de Davinópolis.
O fósseis foram encontrados no município de Davinópolis. (Foto: Divulgação/Brado)

MARANHÃO - Após três anos da descoberta de ossos de um dinossauro em Davinópolis, no Maranhão, uma equipe de pesquisadores concluíram que a descoberta dos fósseis se trata de uma espécie ainda desconhecida pela ciência. A análise está sendo feita pelo paleontólogo Elver Luiz Mayer, na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Segundo o pesquisador, os fósseis possuem cerca de 100 milhões de anos.

"Esses fósseis representam um dinossauro, espécie distinta, do grupo dos saurópodes, e que verificamos que se trata realmente de uma espécie nova", afirmou o pesquisador.

Em entrevista ao g1 Maranhão, o paleontólogo relata que, no decorrer da análise, as pesquisas poderão trazer novas novidades e que existe uma possibilidade do dinossauro possuir um parentesco com um de outro país.

"Além disso, verificamos que existe uma afinidade, um parentesco, entre esse dinossauro do Maranhão e um dinossauro de outro país. Ainda não posso dizer, pois são informações preliminares e os resultados científicos estão sendo finalizados e devem sair no início de 2025", disse o pesquisador em entrevista ao g1 Maranhão.

O paleontólogo Elver explicou que o processo da análise dos fósseis requer um estudo para saber quais parte do corpo do dinossauro estavam efetivamente representadas. Ele relata que após essa etapa é possível fazer comparações entre o dinossauro do Maranhão com outros já descritos na literatura científica.

"O processo de análise dos fósseis envolveu, primeiramente, uma etapa para determinar quais partes do corpo do animal estavam efetivamente representadas. A partir disso, podemos fazer comparações entre o dinossauro do Maranhão e outros dinossauros já descritos na literatura científica em um período correlato, em torno de 100 milhões de anos", explicou Elver.

Agora, a próxima etapa é preparar os fósseis e devolvê-los ao Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia, em São Luís, onde ficaram expostos.

"Agora, as análises estão concentradas na anatomia microscópica dos fósseis. Os padrões celulares e as alterações observadas podem nos dar respostas sobre algumas perguntas: como era o metabolismo e o crescimento desse animal? Quais eram os fatores ambientais que permitiram que aqueles grandes ossos se preservassem como fósseis? Nossas pesquisas estão avançando nesse sentido", finalizou o pesquisador.

Fóssil de dinossauro é encontrado durante obras de construção de terminal ferroviário no Maranhão

O fóssil do dinossauro de Davinópolis foi encontrado durante uma escavação para a construção de uma ferrovia no município de Davinópolis, na Região Tocantina do Maranhão, em abril de 2021. Entre os materiais encontrados estão um fêmur de mais de 1,5 metro de comprimento, demais ossos longos, como uma possível tíbia, pés e mãos, diversas costelas e vértebras.

O achado paleontológico inclui ossos que possivelmente representam um saurópode, grupo de dinossauros de grande porte que atingia mais de 10 metros de altura e tinha como principal característica o pescoço e a cauda alongados. 

Com o apoio da empresa responsável pela construção do terminal, a operação de coleta do material foi realizada pelo professor e paleontólogo Elver Luiz Mayer, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.