MARANHÃO - O estudante maranhense Valdemiro Brito Gomes, de 15 anos, foi escolhido como um dos embaixadores do programa POP Ciência, durante a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), realizada neste mês, em Brasília.
A escolha, que contemplou o jovem natural de São Bernardo, partiu do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e representa mais uma conquista na trajetória do jovem, que já acumula medalhas e prêmios em diversas olimpíadas científicas. Na ocasião, ele também recebeu o título de Cientista Cidadão e a medalha do programa Caça-Asteroides, ambos concedidos pelo MCTI.
O programa Caça Asteroides permite que estudantes atuem como cientistas cidadãos, realizando descobertas astronômicas inéditas e se envolvendo diretamente com a astronomia. Este ano, foram três mil equipes participantes, do Brasil e exterior. O programa é uma parceria MCTI e o International Astronomical Search Collaboration (IASC/NASA PARTNER).
“Receber a medalha Caça-Asteroides é uma experiência incrível e muito gratificante. Representar o estado do Maranhão em iniciativas como essa é uma honra única, marcando momentos especiais em minha trajetória”, afirmou Valdemiro Gomes. A SNCT reuniu estudantes e pesquisadores de todo o país e foi marcado por uma série de atividades voltadas à ciência, tecnologia e inovação.
Durante a SNCT, o maranhense compôs o palco com outros nove embaixadores do programa POP Ciência e entregou as medalhas da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), da Olímpiada Nacional de Ciências (ONC) e de outras competições científicas a estudantes de várias partes do Brasil. Mais de 600 estudantes foram premiados no evento.
Valdomiro Gomes possui um largo histórico em eventos de grande relevância científica. No início deste ano, esteve presente na 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, realizado em julho passado, em Brasília, consolidando ainda mais seu papel como representante de jovens talentos em ciência e tecnologia no Brasil. Ele participou de várias competições científicas nacionais, como a Mostra Brasileira de Foguetes, onde obteve medalha de prata, além de ser multimedalhista em olimpíadas de robótica e astronomia.
Além de suas conquistas em competições, Valdemiro está desenvolvendo um projeto de robótica que será apresentado na Feira de Ciências da Escola Municipal Vereador Rubenito Silva Couto, onde cursa o 9º ano do Ensino Fundamental II. Ele também está envolvido com projetos de lançamentos de foguetes e outras iniciativas tecnológicas, sempre com o intuito de criar soluções inovadoras que possam gerar impactos positivos para sua comunidade.
“Esses convites mostram a importância do papel dos embaixadores POP Ciência em eventos científicos realizados em todo o Brasil. Cada projeto é uma oportunidade de aprendizado e superação, representando o potencial da juventude brasileira na ciência e tecnologia”, destacou o jovem, que planeja expandir suas pesquisas e projetos para todo o Maranhão, e acredita que, “o suporte de redes mais amplas, como a Fapema, é importante para alcance dessa meta no futuro”.
O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), Nordman Wall, destacou as conquistas do jovem estudante e a importância no incentivo a outros talentos. “Parabenizamos o jovem estudante maranhense, Valdomiro Gomes, pelas suas conquistas, com tão pouca idade e já demonstrando muito compromisso e foco. Ele é, sem dúvida, uma das grandes promessas da ciência nacional, e representa o potencial da juventude brasileira, sendo exemplo em talento, perseverança e dedicação.
Mais conquistas
Em 2023, o estudante foi reconhecido internacionalmente com o International Star Kids Awards, prêmio que distingue crianças e adolescentes talentosos em diversas áreas, incluindo ciência, tecnologia e inovação. Esse reconhecimento fortalece a motivação de Valdemiro para continuar seu trabalho e inspirar outras gerações a se engajarem no campo científico.
Sua trajetória de conquistas o levou a ser considerado um dos jovens mais promissores da ciência e tecnologia do Brasil. Ele também é sócio-mirim da Associação dos Engenheiros do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e foi reconhecido, em 2023, como Garotos Prodígio, pelo ITA, devido ao seu desempenho excepcional em áreas como ciências, engenharia e inovação tecnológica.
Saiba Mais
- Uma a cada 3 famílias diz que filhos não aprendem o esperado na escola
- Cursos qualificarão mulheres na área da tecnologia no MA
- Mais da metade dos estudantes não tem noções básicas de matemática
- MEC E MCTI orientam sobre projetos de educação científica
- Metade das escolas brasileiras descumpre lei antirracista
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.