MARANHÃO - Foi sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Projeto de Lei 2012/19 do senador maranhense Weverton Rocha que prevê o pagamento de despesas de locomoção a agentes comunitários de saúde (ACSs) e de combate às endemias (ACEs) que usam veículo próprio para trabalhar.
A lei, de 2019, altera uma anterior de 2006, que já garantia o pagamento do transporte do servidor em serviço pelos entes federativos. O texto, no entanto, não citava a possibilidade de indenização pelo uso de veículo próprio, situação incluída pela nova legislação.
Em discurso na cerimônia, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, destacou a atuação essencial dos agentes em todo o país. Segundo a ministra, esses profissionais desempenham um papel fundamental na educação para a cidadania em saúde, pois conhecem de perto as realidades das comunidades e, durante as visitas domiciliares, conseguem orientar e contribuir para a melhoria das condições de saúde da população.
“É um reconhecimento pela vacinação, pelo controle de endemias e, sobretudo, pelo compromisso em construir um Sistema único de Saúde (SUS) mais inclusivo e efetivo. Nesta gestão, o presidente sancionou a lei que reconhece os agentes como profissionais de saúde. Para fortalecer ainda mais essa profissão, estamos investindo em educação permanente com o curso Mais Saúde com Agente. Nosso esforço é para garantir o acesso à saúde e reconstruir o SUS, e isso não pode ser feito sem vocês, agentes”, ressaltou Nísia.
Saiba Mais
- Senador do MA pede apoio da Justiça Eleitoral na eleição dos conselheiros
- PL de senador maranhense garante vagas de emprego para TEA
- Senador maranhense pretende reduzir jornada de trabalho
- CCJ aprova projeto que classifica como hediondo homicídio de agentes do Estado
- Vídeo: Weverton quer segurança para membros do Judiciário e MP, mas vê resistência
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.