MARANHÃO - De janeiro a setembro de 2024, foram contabilizadas 1.321 ocorrências envolvendo postes da rede de energia elétrica em todo o Maranhão, ultrapassando a quantidade de 1.026 acidentes registrados em todo o ano de 2023. Os dados são da Equatorial Maranhão.
São Luís é a cidade com mais ocorrências, onde já foram contabilizados 270 acidentes envolvendo postes, seguida de Imperatriz, com 67 casos registrados, segundo a distribuidora.
Leia também:
Carro capota e destrói poste após motorista perder controle na avenida Colares Moreira
Poste fica sustentado por fiação após colisão na Av. São Luís Rei de França
Carro colide e quebra poste prejudicando trânsito em rua do Calhau
“É necessário também estar sempre atento à revisão do veículo, respeitar as normas de trânsito, não utilizar o celular enquanto dirige, respeitar a sinalização das vias, ficar atento a velocidade permitida e dirigir de forma defensiva pois, dessa maneira, evitamos acidentes que podem ter consequências trágicas. Além disso, a depender da gravidade da colisão em postes, áreas podem ser afetadas com a falta de energia e, até que seja finalizado o serviço de reparo dos componentes ou a troca do poste, pode levar, em média, de três a quatro horas, dependendo da complexidade da operação”, alertou o executivo de Segurança da Equatorial Maranhão, Gabriel Vieira.
Os custos para fazer a troca de um poste podem ser de R$ 3 mil até R$ 44 mil, variando de acordo com as condições da estrutura atingida: qual o tipo de poste, o que está instalado nele e qual a carga (energia) interrompida na área afetada. Quando é possível realizar a identificação do condutor ou do proprietário do veículo, ele é responsabilizado para arcar com os danos causados ao patrimônio da concessionária.
Confira algumas dicas de segurança para casos de acidentes com postes da rede elétrica
- Em casos de acidentes envolvendo a rede elétrica, a principal orientação é que as pessoas não se aproximem de fios e cabos e que não toquem em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede;
- Nos casos em que a estrutura do poste caia sobre o carro, a orientação é que a vítima não saia de dentro do veículo até a chegada do socorro e também das equipes da Equatorial, que irão isolar a área e desligar a energia, com segurança para todos;
- Para que o número de acidentes pare de crescer, o esforço de prevenção deve partir principalmente dos condutores de veículos. Respeitar os limites de velocidade, não dirigir sob efeito de bebida alcóolica e não utilizar o celular ao volante são regras que, quando cumpridas, resguardam a vida do motorista, dos passageiros e da população de modo geral;
- Desse modo, a Equatorial Maranhão reforça que é fundamental que todas as ocorrências envolvendo a rede elétrica sejam registradas imediatamente na Central de Atendimento da empresa, através do telefone 116, para que uma equipe técnica possa ir até o local realizar os serviços necessários de recomposição da estrutura e restabelecer o fornecimento de energia.
Saiba Mais
- Carro colide e quebra poste prejudicando trânsito em rua do Calhau
- Motorista de caminhonete perde controle e colide contra poste na Rua do Comércio, em Santa Inês
- Postes quebrados: cabos partidos oferecem riscos à população; veja orientações
- Carro colide contra poste e causa engarrafamento na MA-203, no Araçagi
- Motorista invade parada de ônibus, atinge poste e abre buraco em muro em São Luís
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.