PROJETO DE LEI

Aprovada gratuidade na emissão de documentos para vítimas de desastres naturais

Durante pronunciamento na tribuna da Casa, o deputado Vinicius Louro destacou que o objetivo da medida é minimizar o sofrimento das vítimas de eventos naturais.

Ipolítica

Vinicius Louro
Vinicius Louro (Reprodução)

MARANHÃO - A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, nesta terça-feira (10) o Projeto de Lei de autoria do deputado Vinicius Louro (PL), que estabelece a gratuidade na emissão de novos documentos para pessoas afetadas por desastres naturais em regiões oficialmente reconhecidas como em estado de calamidade pública. A proposta segue para sanção do governador Carlos Brandão.

Durante pronunciamento na tribuna da Casa, o deputado Vinicius Louro destacou que o objetivo da medida é minimizar o sofrimento das vítimas de eventos naturais, como enchentes, deslizamentos de terra e incêndios florestais.

"Esse projeto veio justamente para assegurar a disponibilização gratuita desses documentos e amenizar o sofrimento das pessoas que enfrentarem esses problemas. Na região do Médio Mearim, por exemplo, áreas atingidas pelas cheias do rio Mearim, como Pedreiras e Trizidela do Vale, muitas vezes, as pessoas perdem tudo, incluindo seus documentos", afirmou Vinicius Louro.

De acordo com o PL, desastres naturais abrangem alagamentos, deslizamentos e incêndios que afetam moradias. A condição de calamidade ou emergência deverá ser decretada pelo poder público. Em casos de menor escala, a comprovação poderá ser feita por meio de declaração da Defesa Civil da Casa Civil.

Vinicius Louro também ressaltou a importância do Viva Cidadão na execução dessa política pública.

 "O Estado poderá fornecer documentos como carteira de identidade e outros documentos essenciais, de forma gratuita, por meio do Viva Cidadão. É o mínimo que podemos fazer para auxiliar essas pessoas em momentos tão difíceis", concluiu.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.