Calor intenso

Setembro chega com temperaturas acima da média no oeste do Maranhão

O tempo fica mais seco e o calor é intenso a extremo, especialmente no oeste da Bahia, Maranhão e Piauí.

Imirante.com*

Previsão de temperatura para setembro. (Arte: Imirante)
Previsão de temperatura para setembro. (Arte: Imirante)

MARANHÃO - As temperaturas previstas para setembro estarão significativamente acima da média histórica, com elevações entre 3°C e 5°C em grande parte da região central do Brasil. Isso inclui o oeste do Maranhão, centro-sul do Pará, sul do Amazonas, leste do Acre e os Estados de Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, oeste de São Paulo, parte de Minas Gerais, Tocantins e Rondônia.

A região maranhense com temperaturas acima da média compreende, entre outros municípios, Imperatriz, Grajaú, Porto Franco e Balsas.

Variações de temperatura e clima por região

  • Nordeste: A umidade continua elevada na faixa leste, mas a chuva segue diminuindo. O tempo permanece abafado, mas sem calor intenso nessas áreas. No interior e costa norte, o tempo fica mais seco e o calor é intenso a extremo, especialmente no oeste da Bahia, Maranhão e Piauí.
  • Norte: O tempo é mais seco no centro-sul da região, com aumento das temperaturas e calor intenso. No extremo norte e oeste do Amazonas, há mais umidade, resultando em um clima abafado.
  • Sul: As temperaturas variam consideravelmente ao longo do mês. Embora o ar frio ainda cause períodos de frio intenso, especialmente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, os picos de calor estão se tornando mais frequentes. Há também a possibilidade de ondas de calor no norte e oeste do Paraná.
  • Sudeste: O tempo continua seco, praticamente sem chuvas, com temperaturas acima da média no interior de São Paulo e oeste de Minas Gerais. No entanto, as noites permanecem amenas a frias em grande parte da região, com poucas quedas acentuadas de temperatura, concentradas em São Paulo, sul de Minas Gerais e Rio De Janeiro. Ondas de calor são esperadas.
  • Centro-Oeste: O calor aumenta ainda mais, e a umidade relativa do ar permanece baixa. Em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, as temperaturas podem ultrapassar os 40°C em muitos dias, mas ainda há possibilidade de picos de frio intenso em partes desses estados. As temperaturas sobem também em Goiás e no Distrito Federal, com ondas de calor previstas.

 

Precipitação abaixo da média

As áreas em laranja escuro indicam precipitações entre 30mm e 50mm abaixo da média histórica, especialmente nas regiões do Norte, incluindo partes do Amazonas, Pará, Roraima, e Mato Grosso. Áreas em laranja claro, como no Norte, Centro-Oeste e Sudeste, registram precipitações entre 10mm e 30mm abaixo da média.

As regiões em branco, como o leste do Nordeste e algumas partes do Sul, deverão ter chuvas dentro da média para o mês de setembro.

A combinação de calor intenso e baixa umidade favorece um cenário de queimadas exacerbadas em diversas regiões do Brasil. A seca na faixa norte, especialmente nos rios como o Madeira e o Purus, ambos afluentes do Amazonas, já apresenta níveis críticos. Além disso, a redução dos reservatórios de água pode impactar diretamente o fornecimento e o custo da energia elétrica, agravando ainda mais as condições socioeconômicas e ambientais do país.

*Com informações do site ClimaTempo

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.