Fogo

MA já teve mais de 550 incêndios em 2024; CBMMA alerta sobre aumento de queimadas durante estiagem

Foram registrados 552 incêndios no primeiro semestre, sendo a maior parte em áreas rurais e florestas.

Imirante, com informações do CBMMA

Atualizada em 21/08/2024 às 09h02
O governo do Estado implementou decreto que proíbe o uso de fogo para limpeza de terrenos.
O governo do Estado implementou decreto que proíbe o uso de fogo para limpeza de terrenos. (Foto: Divulgação/CBMMA)

MARANHÃO - Os incêndios e queimadas têm expressivo crescimento no período de estiagem, tanto na área rural, quanto urbana. De acordo com o relatório do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), foram registrados 552 incêndios no primeiro semestre deste ano, sendo a maior parte deles em áreas rurais e florestas – 496 casos; e 56 em áreas urbanas. 

Os municípios que mais enfrentaram problemas com estas ocorrências foram Mirador, com 152 casos, seguido por Balsas, com 96, e Fernando Falcão, com 61. Os fortes ventos, calor intenso e a escassez de chuvas provocam aumento da temperatura, ocasionando focos de fogo, segundo os bombeiros.

Foram contabilizadas 3.564 ações para combate e prevenção destas ocorrências. Os dados são do CBMMA, resultado da operação Maranhão Sem Queimadas – Protetores do Bioma, reforçada este semestre e que prossegue até dezembro.

Para lidar com o aumento das queimadas no segundo semestre, o governo do Estado implementou decreto que proíbe o uso de fogo para limpeza de terrenos, medida que pretende reduzir os casos e danos associados às queimadas. O decreto vai até dezembro.

Para prevenir as queimadas, o Corpo de Bombeiros orienta com algumas medidas que podem ser adotadas pela população. São elas:

  • não fazer queimadas ao ar livre e em dias secos, quentes ou com ventos, evitando queimar lixo, resíduos agrícolas ou qualquer outro material em espaços abertos;
  • manter limpos terrenos e áreas ao redor de residências, removendo folhas secas, galhos e outros materiais inflamáveis;
  • podem ser feitas as queimadas controladas, que precisam de autorização dos órgãos competentes.

 

Havendo ocorrência, acionar de imediato a corporação, pelo 193.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.