Na Índia

Análise da candidatura dos Lençóis Maranhenses ao título Patrimônio Natural da Humanidade é iniciada

Durante a defesa, o governador Carlos Brandão aponta os motivos que fazem o Parque dos Lençóis Maranhenses merecer essa conquista.

Imirante.com

Atualizada em 26/07/2024 às 07h09
Lençóis Maranhenses é o único representante do Brasil na lista de candidatos. (Foto: Arquivo/O Estado do MA)
Lençóis Maranhenses é o único representante do Brasil na lista de candidatos. (Foto: Arquivo/O Estado do MA)

ÍNDIA - É realizada em Nova Déli, na Índia, a defesa da candidatura do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses ao título de Patrimônio Natural da Humanidade, concedido pela Unesco. 

A abertura da defesa da comitiva maranhense é feita com um pronunciamento do governador do Estado, Carlos Brandão. Durante a defesa, ele aponta os motivos que fazem o Parque dos Lençóis Maranhenses merecer essa conquista.

A comitiva maranhense é formada por mais quatro representantes do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Acompanham o governador na comitiva o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais, Pedro Chagas; a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo; a chefe do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, Cristiane Ramscheid; e o diretor do Departamento de Áreas Protegidas do Ministério do Meio Ambiente, Pedro de Castro da Cunha.

O anúncio final que decidirá a inclusão do parque na Lista de Patrimônio Natural da Humanidade será feito ainda nesta sexta-feira. O selo é dado pela Unesco e valoriza a importância ambiental dos lugares e a necessidade da sua preservação.

Reunião ocorre em Nova Déli, na Índia. (Foto: Sidney Pereira/TV Mirante)
Reunião ocorre em Nova Déli, na Índia. (Foto: Sidney Pereira/TV Mirante)

Ao todo, estão sendo avaliadas 27 candidaturas entre culturais, naturais e mistas. Os Lençóis Maranhenses é o único representante do Brasil na lista.

Os Lençóis Maranhenses serão avaliados na categoria natural, junto com os seguintes locais:

  • CHINA: Badain Jaran Desert - Towers of Sand and Lakes (Deserto Badain Jaran - Torres de Areia e Lagos, localizado na Mongólia, província da China)
  • BRASIL: Lençóis Maranhenses National Park (Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses)
  • REINO UNIDO E IRLANDA DO NORTE: The Flow Country (Maior extensão de pântano da Europa)
  • BÓSNIA E HERZEGOVINA: Vjetrenica Cave, Ravno (Vjetrenica - caverna com a maior biodiversidade do mundo localizada em Zavala)

 

Em agosto de 2023, avaliadores da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) visitaram o Maranhão para realizar uma avaliação técnica do parque. A Unesco contratou a empresa para estudar a candidatura da área.

Critérios para escolha

Para que um lugar seja eleito Patrimônio Mundial, há um pré-requisito básico entre os dez itens exigidos: "Os locais precisam ter um valor universal excepcional", conforme o site da Unesco. Além disso, o local deve representar um tipo específico de arquitetura ou tecnologia, uma tradição cultural, ou uma cultura perdida.

Os candidatos na categoria de fenômenos naturais são examinados pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). Para ser inscrito devido a suas belezas naturais, o local deve possuir uma área de excepcional beleza e importância estética.

A documentação da candidatura do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses está pronta no Ministério das Relações Exteriores desde 2018, mas o processo foi paralisado durante a gestão do antigo governo federal.

No Brasil, o título de Patrimônio Mundial já foi concedido ao Pantanal (MT/MS), Amazônia Central (AM), Costa do Descobrimento (BA/ES), complexo Ilhas Atlânticas (Fernando de Noronha e Atol das Rocas), Parque Nacional do Iguaçu (PR), Vale do Ribeira (PR/SP) e complexo Chapada dos Veadeiros/Parque das Emas (GO).

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Com uma área de mais de 155 mil hectares, o Parque Nacional do Lençóis Maranhenses fica localizado no noroeste do estado do Maranhão e a cerca de 250 km da capital São Luís.

Criado em 1981, o local tem a confluência entre Cerrado, Caatinga e Amazônia, conta com lagoas cristalinas que ficam entre as dunas e são perfeitas para um banho refrescante após uma caminhada nas areias.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.