Na Amazônia Legal do Maranhão

Esquema de extração ilegal de madeira em terras indígenas é alvo de operação da Polícia Federal

A extração ilegal foi realizada na área da Terra Indígena Geralda Toco Preto, envolvendo fazendeiros, madeireiros e indígenas da região.

Imirante, com informações da Polícia Federal

Atualizada em 04/04/2024 às 09h21
Esquema de extração ilegal de madeira em terras indígenas é alvo de operação da Polícia Federal.
Esquema de extração ilegal de madeira em terras indígenas é alvo de operação da Polícia Federal. (Foto: Divulgação/Polícia Federal)

MARANHÃO - A operação Kreepym-Katejê, da Polícia Federal (PF), foi deflagrada nesta terça-feira (26) para reprimir a extração ilegal de madeiras oriundas da Terra Indígena Geralda Toco Preto, inserida na Amazônia Legal do Maranhão, e situada entre as cidades de Itaipava do Grajaú e Arame.

De acordo com as investigações, um esquema de extração ilegal de madeira para exploração comercial, envolvendo fazendeiros, madeireiros e indígenas, estaria ocorrendo na região.

Por meio da utilização de geotecnologia e imagens de altíssima resolução, a PF identificou a expansão de atividades estranhas à comunidade indígena que vive na região, da etnia krepumkateyê (ou Kreepym-Katejê). A investigação aponta que houve um aumento no desmatamento, além da extração de árvores nativas para beneficiamento em serrarias e movelarias.

Segundo a PF, a extração era feita com o consentimento de uma liderança de uma das aldeias, mediante o pagamento de vantagem ilícita. O principal receptador seria um ex-vereador de Itaipava do Grajaú, dono de serrarias e movelarias.

A Polícia Federal cumpriu três mandados de busca e apreensão domiciliar, e apreendeu aparelhos telefônicos, que serão periciados, além de motosserras, armas de fogo e munições.

Dois dos alvos dos mandados já são condenados em Ação Civil Pública, que os obrigaram a realizar o reflorestamento de 490 hectares da área, como recomposição dos danos ambientais perpetrados anteriormente na Reserva Indígena Geralda Toco Preto.

No entanto, conforme a investigação, além de não cumprirem a determinação judicial, os investigados continuaram realizando as condutas ilícitas.

Os investigados poderão ser responsabilizados criminalmente por desmatar e explorar economicamente floresta nativa em terra de domínio público sem autorização do órgão competente; receber, para fins comerciais, madeira e outros produtos de origem vegetal, sem a licença devida, e adquirir, no exercício de atividade comercial, coisa que deva saber ser produto de crime, cujas penas máximas somadas, ultrapassam 12 anos de prisão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.