Controle da doença

Maranhão terá comitê de luta contra a tuberculose; em 2023, mais de 2 mil casos foram registrados no Estado

O comitê foi anunciado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MA), e será lançado nesta segunda-feira (25).

Imirante.com

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pela bactéria mycobacterium tuberculosis.
A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pela bactéria mycobacterium tuberculosis. (divulgação)

MARANHÃO - O "Comitê estadual de luta contra a tuberculose e outras doenças determinadas socialmente", será lançado no Maranhão, durante a campanha estadual de combate à tuberculose no Estado. O comitê foi anunciado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MA).

O objetivo da ação é sensibilizar a população sobre a importância de diagnosticar, aderir e finalizar o tratamento, além de contribuir para o controle da doença. Durante a abertura da campanha, que será nesta segunda-feira (25), a SES empossará os membros do Comitê estadual de luta contra a tuberculose e outras doenças determinadas socialmente.

Leia também: Pontos de vacinação contra Influenza são disponibilizados em shoppings de São Luís neste fim de semana

Dados da SES apontam que 2.764 novos casos de tuberculose foram diagnosticados em 2023, sendo 1.927 do sexo masculino, 837 do sexo feminino. Ainda de acordo com os dados, 148 pessoas morreram em decorrência da doença.

Tuberculose

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pela bactéria mycobacterium tuberculosis. Também conhecida como bacilo de Koch. A doença afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas. Caso a pessoa apresente sintomas de tuberculose, é fundamental procurar a unidade de saúde mais próxima da residência para avaliação e realização de exames. Se o resultado for positivo, o tratamento deve ser iniciado imediatamente e sem interrupção. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.