VIGILÂNCIA?

Deputado exige câmeras e localizadores nos uniformes e viaturas da Polícia

Os dados coletados poderão ser usados para investigação e repressão de infrações penais, controle externo da atividade policial e segurança pública.

Kailane Nunes / Ipolítica

Polícia Militar do Maranhão
Polícia Militar do Maranhão (Reprodução)

MARANHÃO - Foi apresentado nesta quarta-feira (13) um projeto de lei do deputado Carlos Lula ( PSB) que propõe a instalação de localizadores em viaturas e câmeras nos uniformes dos policiais militares, civis e penais. A medida abrange profissionais que desempenham atividades externas, como ações investigativas e ostensivas.

Segundo o PL, os dados coletados pelos dispositivos poderão ser usados para investigação e repressão de infrações penais, busca de pessoas desaparecidas, controle externo da atividade policial e segurança pública. As câmeras deverão ser obrigatoriamente ligadas em modo máximo (georreferenciamento, imagem e áudio) em todas as buscas realizadas pelas polícias civis e militares no curso de suas atribuições legais, em pessoas, bens e domicílios, bem como em todos os casos de resistência à prisão.

“Nos Estados onde já se conseguiu avançar para instalação de câmeras em policiais militares, policiais civis e policiais penais, houve a diminuição maciça do número de ocorrências tanto de letalidade policial quanto de violência. A câmera, é importante dizer, não protege só a sociedade, ela também protege o policial”, afirmou Carlos Lula.

“Sabemos que é caro porque precisamos de instalação de câmeras tanto nas viaturas quanto propriamente nas fardas. Já colocamos um dispositivo no projeto de lei que prevê que isso será feito de maneira gradativa, de acordo com o planejamento estabelecido pela Secretaria de Segurança Pública do Estado do Maranhão. Vamos ter a coleta de dados em modo mínimo, padrão e máximo, saindo de georreferenciamento até imagem e áudio”, pontuou o parlamentar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.