Seletivo 2024

IFMA divulga 1ª convocação da lista de excedentes; veja como fazer a matrícula

Os candidatos convocados podem se matricular presencialmente ou solicitar matrícula on-line até as 18h do dia 25 de janeiro.

Imirante.com, com informações da assesoria

As matrículas presenciais podem ser realizadas nos campi das 8h às 12h e das 14h às 18h, em dias úteis.
As matrículas presenciais podem ser realizadas nos campi das 8h às 12h e das 14h às 18h, em dias úteis. (Foto: Divulgação)

MARANHÃO - O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) divulgou a primeira convocação da lista de excedentes no Processo Seletivo Unificado para ingresso nos cursos técnicos de nível médio em 2024. O prazo para matrículas vai de 18 a 25 de janeiro. De acordo com o instituto, os candidatos devem se matricular preferencialmente nos campi, mas se não puderem comparecer também têm a opção de solicitar a matrícula on-line.

Veja aqui a lista da 1ª chamada de excedentes

As matrículas presenciais podem ser realizadas nos respectivos campi das 8h às 12h e das 14h às 18h, em dias úteis. Os candidatos deverão ter em mãos toda a documentação exigida no edital de abertura. A matrícula dos menores de idade deve ser feita pelos pais ou parentes de até 3º grau que se apresentem como responsáveis. Mas os estudantes de 16 a 18 anos podem assinar os documentos sozinhos, utilizando o entendimento legal de que são “relativamente capazes”.

Quem optar por solicitar a matrícula on-line poderá fazê-lo até as 18h do dia 25 de janeiro. É preciso criar uma conta na plataforma gov.br antes de iniciar o procedimento. Os candidatos devem preencher o formulário de matrícula e anexar todos os documentos em formato PDF ou imagem, com tamanho máximo de 2 megabytes.

A documentação será submetida à análise do campus. Se os documentos estiverem em conformidade com as normas, o candidato receberá um e-mail informando a validação da matrícula. Se houver alguma documentação incompleta ou incorreta, o candidato receberá um e-mail informando o que precisa ser corrigido no sistema. As pendências devem ser resolvidas ainda dentro do prazo de matrículas, senão o estudante perderá o direito à vaga.

Quem efetivar a matrícula on-line deverá, obrigatoriamente, apresentar os documentos originais à Coordenação de Registro Acadêmico do campus em um momento posterior. Esse procedimento será realizado em conformidade com editais que serão lançados pelos campi.

Próximas chamadas

Se sobrarem vagas após esta convocação, uma nova chamada de candidatos excedentes está prevista para o dia 29 de janeiro, com matrícula de 30 de janeiro a 5 de fevereiro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.