Superfaturamentos

Operação da PF combate fraudes e lavagem de dinheiro em Santa Inês, Santa Luzia e Pindaré-Mirim

Quatro empresas interrelacionadas foram responsáveis pelo prejuízo de mais de R$ 53 milhões aos cofres públicos.

Imirante, com informações da PF

No Maranhão, a operação Carro-Chefe foi deflagrada em Santa Inês, Santa Luzia e Pindaré-Mirim.
No Maranhão, a operação Carro-Chefe foi deflagrada em Santa Inês, Santa Luzia e Pindaré-Mirim. (Foto: Divulgação/Polícia Federal)

MARANHÃO - Com a finalidade de desarticular grupo criminoso responsável por fraudes licitatórias, superfaturamentos contratuais e lavagem de dinheiro, foi realizada uma operação da Polícia Federal, nesta quinta-feira (11), em municípios maranhenses e de mais três Estados - Pará, Tocantins e Piauí.

No Maranhão, a operação Carro-Chefe foi deflagrada em Santa Inês, Santa Luzia e Pindaré-Mirim. De acordo com as investigações, quatro empresas interrelacionadas foram responsáveis pelo prejuízo potencial de mais de R$ 53 milhões aos cofres públicos no período de 2016 a 2019, em razão de contratações fraudulentas para o fornecimento de veículos automotores.

As fraudes e superfaturamentos contratuais variavam desde o fornecimento de veículos registrados em nome de terceiros até a ausência de fornecimento do objeto contratado, a exemplo da comercialização de veículos com chassis inexistentes ou duplicados.

Diante desses fatos, a Polícia Federal cumpriu oito mandados de busca e apreensão, além de outras medidas cautelares, como o afastamento do sigilo fiscal.

Ao todo, mais de 30 policiais federais cumpriram as determinações judiciais expedidas pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, que decorreram de Representação elaborada pela Polícia Federal.

Se confirmadas as suspeitas, os investigados poderão responder por fraude à licitação, superfaturamento contratual, peculato, lavagem de dinheiro e associação criminosa.

A operação foi batizada de Carro-Chefe em razão do principal objeto de comercialização da associação criminosa, que se tratava do fornecimento de veículos para entes municipais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.