No Maranhão

Paes 2024: 50 mil estudantes prestam vestibular da Uema neste domingo (26)

Ao todo, 50.426 candidatos se inscreveram nesta edição, que terá 5.493 vagas ofertadas.

Imirante.com

Atualizada em 25/11/2023 às 10h23
A prova contará com 60 questões de múltipla escolha e redação.
A prova contará com 60 questões de múltipla escolha e redação. (Foto: Divulgação)

MARANHÃO - Será realizado, neste domingo (26), o Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (Paes 2024), vestibular de etapa única que dá acesso às vagas na Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UemaSul). 

Ao todo, 50.426 candidatos se inscreveram nesta edição, que terá 5.493 vagas ofertadas pelas duas instituições, sendo 4.713 distribuídas entre os 20 campi da Uema e 780 vagas nos três campi da UemaSul.

Para o Paes 2024, a Uema anunciou quatro novos cursos de graduação: medicina, bacharelado, campus São Luís; meteorologia, bacharelado, também para o campus São Luís; fisioterapia, bacharelado, no campus Itapecuru-Mirim; e psicologia, bacharelado, no campus Coroatá.

As provas serão realizadas em 23 municípios maranhenses, que são as cidades onde existem campi da Uema e UemaSul: Açailândia (UemaSul), Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Caxias, Codó, Coelho Neto, Colinas, Coroatá, Estreito (UemaSul), Grajaú, Imperatriz (UemaSul), Itapecuru-Mirim, Lago da Pedra, Pedreiras, Pinheiro, Presidente Dutra, Santa Inês, São Bento, São João dos Patos, São Luís, Timon e Zé Doca.

Os portões serão abertos ao meio-dia e fechados, pontualmente, às 13h. Os candidatos poderão fazer as provas entre 13h30 e 18h30 (cinco horas de duração). O candidato deve comparecer ao local de prova com antecedência mínima de uma hora.

A prova contará com 60 questões de múltipla escolha e redação. As questões de Língua Portuguesa e Literatura, assim como a produção textual, terão como referência textos nacionais e as seguintes obras literárias recomendadas como leitura obrigatória: Olhos D’água (Conceição Evaristo); Mar Morto (Jorge Amado); Primeiros Cantos (Gonçalves Dias).

Veja os 10 cursos com mais candidatos por vaga no Paes 2024:

  1. CFO PMMA em São Luís – 178 candidatos por vaga;
  2. CFO CBMMA em São Luís – 170 candidatos por vaga; 
  3. Medicina em São Luís – 165 candidatos por vaga; 
  4. Medicina em Imperatriz – 109 candidatos por vaga; 
  5. Medicina em Caxias – 96,09 candidatos por vaga;
  6. Direito em São Luís – 38 candidatos por vaga; 
  7. Medicina Veterinária em São Luís – 20 candidatos por vaga; 
  8. Psicologia em Coroatá – 18 candidatos por vaga;
  9. Medicina Veterinária em Imperatriz – 16 candidatos por vaga;
  10. Fisioterapia em Itapecuru – 14 candidatos por vaga;

O cartão de confirmação de inscrição no qual consta o local de prova pode ser acessado pelo link https://sigconcursos.uema.br/. O login e senha são os mesmos cadastrados no processo de inscrição do seletivo.

A Universidade Estadual do Maranhão não usa a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de ingresso de estudantes e possui vestibular próprio, o Paes, que é realizado em etapa única e tornou-se uma ferramenta essencial para a democratização do acesso à educação para milhões de maranhenses.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.