Aplicação de provas

Mais de 165 mil candidatos estão aptos a participar do Enem 2023 no Maranhão

Foi registrado, no Maranhão um crescimento de 26,6% no número de inscritos nesta edição, em comparação com a edição de 2022.

Imirante.com

Atualizada em 05/11/2023 às 07h58
O início das provas será às 13h30 e o término às 19h.
O início das provas será às 13h30 e o término às 19h. (Foto: Divulgação)

MARANHÃO - O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 é realizado neste domingo (5) em todo o país. No Maranhão 165.771 candidatos estão aptos a participar do exame, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Foi registrado, no Maranhão um crescimento de 26,6% no número de inscritos nesta edição, em comparação com a edição de 2022, que apresentou 130.942 candidatos inscritos. Neste domingo os candidatos vão responder 45 questões de linguagens, sendo 40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol, 45 questões de ciências humanas e mais redação.

A abertura dos portões nos locais de prova será às 12h, com fechamento às 13h. Já o início das provas será às 13h30 e o término às 19h. Cada candidato só poderá sair com o Caderno de Questões nos últimos 30 minutos que antecedem o término da prova.

Locais de prova

O local de prova está disponível no cartão de confirmação do participante, que pode ser acessado pela Página do Participante.

Neste ano, diversos candidatos relataram problemas com a distância entre o local onde moram e o lugar onde farão a prova - pela regra definida, não pode ultrapassar 30 km. O Inep afirmou que já cobrou a revisão dos critérios adotados pela empresa contratada para fazer a aplicação e que irá resolver a situação. Veja aqui o que fazer se tiver dúvidas sobre o local de provas.

O que levar no dia da prova?

  • RG ou outro documento oficial com foto (documentos digitais também são válidos);
  • Álcool em gel;
  • Máscara de proteção facial (só não é obrigatória em locais que liberaram o uso em ambientes fechados);
  • Caneta esferográfica transparente com tinta na cor preta (leve pelo menos duas para o caso de uma falhar);
  • Cartão de confirmação de inscrição;
  • Lanche (ideal é levar alimentos que deem energia, como chocolates, castanhas e barras de cereal) e água em garrafa transparente (a embalagem não deve ter rótulo). O lanche poderá ser vistoriado pelo fiscal de sala.

Dica: Como são cinco horas e meia de exame, é recomendado que o candidato vá com uma roupa confortável e calçados que não apertem.

Exemplos de documentos digitais de identificação que serão aceitos pelo Inep:

  • e-Título,
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital; e
  • RG Digital.

Atenção: O candidato deve apresentar o aplicativo oficial ao fiscal (capturas de tela não serão válidas). Após a entrada na sala de aula, o uso do celular continuará vetado.

O que não levar no dia prova?

  • Telefones celulares, calculadoras ou qualquer equipamento eletrônico devem ser desligados e guardados no envelope porta-objetos antes de entrar na sala de provas. Caso algum som seja emitido dos aparelhos durante a prova, o candidato será eliminado;
  • Qualquer dispositivo que receba imagens, vídeos ou mensagens;
  • Óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras ou gorros;
  • Bebidas alcoólicas, cigarro e/ou drogas ilícitas.

Atenção: O envelope porta-objetos, lacrado e identificado, deve ser mantido debaixo da carteira desde o ingresso na sala de provas até a saída definitiva do local de provas.

A partir das 13h (horário de Brasília), é permitido ir ao banheiro, mas desde que acompanhado pelo fiscal.

Transporte público gratuito durante Enem em São Luís e Imperatriz

Os estudantes que irão realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2023 poderão contar com a gratuidade no transporte semiurbano nos dois dias de prova. Essa iniciativa, anunciada pelo Governo do Estado, por meio da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), abrange a região da Grande Ilha, que compreende municípios como Raposa, São José de Ribamar e Paço do Lumiar e Imperatriz. Para acessar o benefício, basta que o estudante utilize o cartão de estudante no ônibus. 

A medida assegura a gratuidade neste domingo (5) e no próximo dia 12, abrangendo o período das cinco da manhã até meia noite. O presidente da MOB, Adriano Sarney, expressou otimismo em relação à iniciativa, destacando o compromisso do governo em investir em oportunidades para os estudantes maranhenses.

"Estamos empenhados em viabilizar soluções que promovam mais mobilidade para os maranhenses. Com essa gratuidade, estudantes de diversas regiões terão acesso ao Enem sem se preocupar com custos de deslocamento", afirmou.

Transporte gratuito para linhas do sistema urbano

Na terça-feira (31), a Prefeitura de São Luís já tinha anunciado também a gratuidade no transporte público da capital aos estudantes que irão realizar as provas do Enem nos próximos dois domingos.

Para usufruir da gratuidade nos ônibus do sistema urbano nos dias das provas, será necessário apresentar, no coletivo, o cartão de estudante. Dessa forma, a passagem de ônibus não será cobrada aos estudantes. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.