Representando o Maranhão

IEMA é vice-campeão mundial de robótica em competição na Alemanha

Os estudantes ainda vão participar de mais três provas na competição.

imirante.com, com informações da assessoria

A FIRA World Cup 2023 iniciou na segunda-feira (17) e segue até esta sexta-feira (21).
A FIRA World Cup 2023 iniciou na segunda-feira (17) e segue até esta sexta-feira (21). (divulgação / Iema)

MARANHÃO - A equipe do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) foi vice-campeã mundial na competição de robótica mundial Federation of International Robot Sport Association (FIRA) World Cup 2023, que acontece na cidade de Wolfenbüttel, na Alemanha. O grupo, formado por alunas, ficou atrás da equipe da China por apenas um ponto durante a prova apelidada de ‘Missão Impossível’.

“Ter essa experiência nos incentiva a ir além e nos esforçar ainda mais”, contou a membro da equipe vice-campeã, Vitória de Carvalho. A estudante do IEMA São Luís diz que o título é ainda mais significativo por ser um grupo feminino: “a equipe que ganhou é formada só por mulheres. Estamos aqui, também, para incentivar as mulheres a entrar nesse ramo e não desistirem nunca de seus sonhos”. Além de Vitória, participaram da prova as alunas Johanne Soares, do IEMA São Luís, e Ana Clara Barros, do IEMA Bacabal.

Durante a prova, o robô controlado pelas garotas deveria se locomover por uma mesa e fazer movimentos dentro de áreas específicas para pontuar. “É muito difícil. Mas, mesmo assim, a equipe das meninas conquistou esse êxito”, celebrou o coordenador de robótica do IEMA, Fábio Aurélio. As regras de cada desafio do ‘Missão Impossível’ são surpresa, reveladas apenas algumas horas antes de começar.

Os estudantes ainda vão participar de mais três provas na competição: a ‘DRC Explorer’, ‘Cliff Hanger’ e outra do ‘Missão Impossível’. No total, a equipe representando o Instituto possui seis pessoas. Além das três alunas citadas, Mateus Costa, do IEMA São Luís, Thauã Silva, do IEMA Bacabal, e Markus Danyllo Silva, do IEMA São José de Ribamar, também estão na Alemanha em busca dos títulos.

Para a diretora-geral do Instituto, Cricielle Muniz, a representação do IEMA em campeonatos internacionais é fruto do investimento do Governo do Maranhão na educação pública. “Nossa participação prova que temos uma das melhores robóticas educacionais do mundo, capaz de competir com qualquer escola, seja de qual país for”, disse, orgulhosa.

FIRA World Cup 2023

A FIRA World Cup 2023 iniciou na segunda-feira (17) e segue até esta sexta-feira (21). Os jovens foram selecionados na etapa final da competição nacional, que ocorreu em novembro do ano passado em São Luís e Guarulhos, em São Paulo. Das 105 equipes de todo o país inscritas na competição, apenas 24 grupos em cada uma das duas cidades foram selecionados para participar do mundial.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.