Beneficiários de 60 cidades do Maranhão podem sacar Bolsa Família sem seguir calendário
Desde essa segunda (19), os valores já podem ser retirados ou movimentados. A medida beneficia moradores de locais em situação de emergência ou estado de calamidade.
MARANHÃO - Neste mês de junho, 60 municípios do Maranhão têm acesso ao pagamento unificado do Bolsa Família. As famílias podem sacar o benefício sem necessidade de seguir o cronograma do Bolsa Família, que é escalonado conforme o último dígito do Número de Identificação Social (NIS).
Assim, desde essa segunda-feira (19), os beneficiários do Bolsa Família desses municípios maranhenses poderão utilizar os valores recebidos pelo programa.
São locais em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecidos, onde o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) adota medidas especiais para unificar o pagamento na primeira data do calendário do programa.
Na capital maranhense, São Luís, aproximadamente 125 mil famílias são contempladas com a medida. Bacabal é o segundo município com mais beneficiários, 20,8 mil, e Codó é o terceiro, com 18 mil. O investimento total para os 60 municípios é de R$ 397,7 milhões.
Procedimentos
A liberação do pagamento para todas as famílias beneficiárias do município afetado logo no primeiro dia do calendário é válida por dois meses. Caso a situação de calamidade permaneça após o período, é necessária uma nova solicitação dos municípios e Estados.
Outra medida é a autorização para saque do benefício sem cartão e sem uso de documentos (para beneficiários que os tenham perdido), com uso da Declaração Especial de Pagamento emitida pela gestão municipal.
Também ficam prorrogados os prazos para atualização cadastral e repercussão nos benefícios do Bolsa Família para as famílias incluídas nos processos de Averiguação Cadastral e Revisão Cadastral nos municípios nessa situação.
O responsável familiar que recebe na conta poupança social digital, pode movimentar seu benefício de forma digital pelo Caixa Tem ou realizar saques nos canais da Caixa.
O benefício pode ainda ser movimentado utilizando o cartão de débito da conta e cartão social nas unidades lotéricas, correspondentes, terminais de autoatendimento e em agências.
VEJA A LISTA DE MUNICÍPIOS DO MARANHÃO:
| AÇAILÂNDIA |
| AFONSO CUNHA |
| ALTO ALEGRE DO PINDARÉ |
| ARAME |
| ARARI |
| BACABAL |
| BARRA DO CORDA |
| BARREIRINHAS |
| BOA VISTA DO GURUPI |
| BURITI |
| BURITICUPU |
| CAJARI |
| CANTANHEDE |
| CODO |
| CONCEIÇÃO DO LAGO-ACU |
| COROATÁ |
| ESPERANTINÓPOLIS |
| GOVERNADOR NUNES FREIRE |
| GRAÇA ARANHA |
| GRAJAÚ |
| IGARAPÉ GRANDE |
| ITAIPAVA DO GRAJAÚ |
| JENIPAPO DOS VIEIRAS |
| JOSELÂNDIA |
| LAGO DA PEDRA |
| MARAJÁ DO SENA |
| MIRINZAL |
| MONÇÃO |
| NINA RODRIGUES |
| OLINDA NOVA DO MARANHÃO |
| PAÇO DO LUMIAR |
| PEDREIRAS |
| PEDRO DO ROSÁRIO |
| PINDARÉ-MIRIM |
| PINHEIRO |
| POÇÃO DE PEDRAS |
| PRESIDENTE JUSCELINO |
| PRESIDENTE VARGAS |
| RAPOSA |
| ROSÁRIO |
| SANTA HELENA |
| SANTA INÊS |
| SANTA LUZIA |
| SANTO ANTONIO DOS LOPES |
| SÃO BENEDITO DO RIO PRETO |
| SÃO JOÃO BATISTA |
| SÃO JOÃO DO CARU |
| SÃO JOSÉ DE RIBAMAR |
| SÃO LUIS |
| SÃO MATEUS DO MARANHÃO |
| SÃO ROBERTO |
| SÃO VICENTE FERRER |
| SATUBINHA |
| TRIZIDELA DO VALE |
| TUFILÂNDIA |
| TUNTUM |
| TUTOIA |
| VIANA |
| VITÓRIA DO MEARIM |
| ZÉ DOCA |
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.