Educação

Maranhão diminui taxa de abandono escolar em 2022, aponta INEP

O Estado também alcançou 90,5% na taxa de aprovação escolar, mesmo patamar que estava em 2019, antes da pandemia.

Imirante.com, com informações do INEP

Atualizada em 25/05/2023 às 07h36
Os dados são fruto da 2ª etapa da coleta do Censo Escolar da Educação Básica – Módulo Situação do Aluno.
Os dados são fruto da 2ª etapa da coleta do Censo Escolar da Educação Básica – Módulo Situação do Aluno. (divulgação / Seduc)

MARANHÃO - O Instituto de Estudo e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgou que o Maranhão alcançou 90,5% na taxa de aprovação escolar do Maranhão, o mesmo patamar de 2019, período anterior à pandemia.

Ainda segundo o INEP, o Maranhão também apresentou redução na taxa de abandono escolar, que em 2021 representava 6,9% do total de concluintes. Em 2022, esta taxa reduziu para 5,0%. Os dados são fruto da 2ª etapa da coleta do Censo Escolar da Educação Básica – Módulo Situação do Aluno.

Leia também: Divulgado resultado da 2ª etapa do Censo Escolar 2022

Os dados mostram, ainda, como mesmo diante do cenário econômico e político do período da pandemia de Covid-19, agravado pelas dificuldades de acesso à internet e o analfabetismo tecnológico, as medidas adotadas pela Seduc para combater às perdas de aprendizagem foram eficazes.

Entre as ações que contribuíram para os resultados, estão recomposição curricular, com inclusão dos componentes de Letramento em Matemática e Língua Portuguesa e a realização de avaliação diagnóstica para identificação dos conteúdos prioritários.

Situação do Estado nos anos anteriores

Em 2019, o imirante.com fez uma reportagem especial com professores de uma escola pública no Estado que estava sofrendo com o nível de evasão escolar durante as aulas. 

Veja: Evasão escolar no Maranhão: professores contam o que têm feito para lidar com o problema

Em meio aos relatos, os educadores compartilharam que estavam recorrendo até mesmo à postagens nas redes sociais, pedindo que os alunos comparecessem às aulas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.