Saúde

Quase 60% dos maranhenses estão acima do peso

Dados demonstram que houve um aumento considerável da população com graus de obesidade no Estado do Maranhão.

Imirante.com

Atualizada em 15/04/2023 às 19h18
Mais de 36% de maranhenses estão com sobrepeso.
Mais de 36% de maranhenses estão com sobrepeso. (Foto: divulgação)

MARANHÃO - Dados alarmantes do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional, do Ministério da Saúde, apontam que 58% da população maranhense está acima do peso. Mais de 36% de maranhenses estão com sobrepeso enquanto que 15,6% atingiram a obesidade leve, 43% a severa e 1,46% o grau mórbido.

Pela definição da Organização Mundial da Saúde (OMS), a obesidade é o excesso de gordura corporal, em quantidade que determine prejuízos à saúde. A condição é considerada uma doença crônica e progressiva que não tem cura.

Uma pessoa é considerada obesa quando possui índice de massa corporal (IMC) de 30 ou mais. O sintoma principal é o excesso de gordura corporal, o que aumenta o risco de problemas de saúde graves. O tratamento é baseado em mudanças no estilo de vida a partir de dietas e exercícios.

A cirurgia bariátrica é uma opção para alguns casos. Segundo dados do Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital Universitário, em São Luís, realizou 329 cirurgias bariátricas entre 2017 a 2022. Geralmente, o procedimento é recomendado para pacientes com obesidade moderada e que apresentam comorbidades.
 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.