Enchentes

Cerca de 75 animais ilhados e famintos foram resgatados por bombeiros em regiões alagadas, no Maranhão

Cães e gatos são levados para abrigo onde recebem atendimento médico, alimentação e vacinas.

Imirante, com informações do CBMMA

Atualizada em 29/03/2023 às 06h55
Bombeiros percorrem regiões alagadas em busca de animais ilhados. (Foto: Divulgação/CBMMA)
Bombeiros percorrem regiões alagadas em busca de animais ilhados. (Foto: Divulgação/CBMMA)

MARANHÃO - Neste período de intensas chuvas no Maranhão, a atenção do Corpo de Bombeiro não é centrada somente no salvamento e auxílio às pessoas, mas também no resgate dos bichos de estimação. Cerca de 75 animais, entre cães e gatos, já foram salvos pelas equipes durante operações em regiões afetadas pelas fortes chuvas.

Os animais têm sido encontrados em áreas isoladas, com saúde debilitada, e recebem atendimento médico, vacinas e alimentação. Muitas vezes, são bichinhos que foram abandonados e ficam ilhados, até mesmo sem comida. Na impossibilidade de serem levados por suas famílias ou assustados pelos acontecimentos, muitos acabam ficando nos locais alagados.

Nas cidades de Trizidela do Vale e Pedreiras, duramente afetadas pelas enchentes, bombeiros percorrem regiões alagadas em busca de animais ilhados. Pelo menos 30 animais foram resgatados e alimentados, somente nesta região.

As cidades de Pedreiras e Trizidela do Vale estão entre as mais afetadas pelas chuvas. (Foto: Reprodução/TV Mirante)
As cidades de Pedreiras e Trizidela do Vale estão entre as mais afetadas pelas chuvas. (Foto: Reprodução/TV Mirante)



A equipe de médicos veterinários é formada por voluntários, que somam com o trabalho dos militares. A ação de salvamento de animais conta ainda com apoio das prefeituras, que são responsáveis pelo abrigo de cães e gatos que não precisam de atendimento clínico.

Para resgates e salvamentos, os Bombeiros devem ser acionados pelo telefone 193. Em caso de sinais de deslizamentos, infiltrações, fendas, depressões em terrenos, rachaduras em paredes, inclinação de postes e troncos, ligue para a Defesa Civil no telefone (98) 98421-0091.

Situação de emergência

Passou de 50 o número de municípios do Maranhão em situação de emergência. Até o momento, são 51 cidades neste quadro, segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA). Ao todo, 31.437 famílias foram afetadas por enchentes, e outras 6.050 estão desabrigadas e desalojadas. 

O CBMMA comunicou, ainda, que seis óbitos foram registrados em decorrência das fortes chuvas. A Defesa Civil Estadual e as Coordenadorias Municipais de Defesa Civil das prefeituras seguem monitorando os episódios em que prejuízos e danos foram causados à população por conta do período chuvoso.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.