Educação

Formação em Inteligência Emocional abre novas vagas para escolas e organizações e deve ser ampliado no Maranhão

A iniciativa tem beneficiado milhares de estudantes por todo o país e pode ter o alcance ampliado no Estado.

Imirante.com

Atualizada em 06/03/2023 às 16h00

SÃO LUÍS - No Maranhão, a formação da Oliveira Foundation está presente nas atividades do projeto Cores do Mará, que trabalha seu conteúdo junto às crianças e adolescentes no território do Anil em São Luís, nas comunidades do Pão de Açúcar e do Alto do Pinho. A iniciativa tem beneficiado milhares de estudantes por todo o país e pode ter o alcance ampliado no Estado.

A partir de 8 de março, estão abertas as inscrições para a nova edição da formação gratuita de educação socioemocional e princípios de liderança para crianças e adolescentes, oferecida pela ONG Oliveira Foundation. Trata-se do Programa Eu Lidero, que busca o desenvolvimento pessoal e a descoberta de valores de liderança, a partir da metodologia do escritor John Maxwell, parceiro da Oliveira Foundation no Brasil.

Para essa formação, as crianças e os adolescentes terão acesso livre a todo o material didático (são três livros, com 16 lições, cada), além de 32 aulas, de 50 minutos cada, acompanhadas por moderadores indicados pelas próprias escolas, para que auxiliem os alunos nas atividades propostas. Entre os benefícios do curso, estão: desenvolver entre os participantes habilidades de relacionamento interpessoal e intrapessoal; fortalecimento da autoestima e valor próprio; gerenciamento das emoções; tomada de decisão responsável; liderança para maior autonomia; melhoria no rendimento escolar e, consequentemente, aumento na qualidade de vida.

O programa Eu Lidero tem o aval da Maxwell Leadership Foundation, que replica o método de transformação desenvolvido por um dos mais influentes experts em Liderança nos Estados Unidos e no mundo, o orientador e palestrante John C. Maxwell, que tem mais de 30 milhões de livros vendidos e 92 títulos publicados.

Apesar de a parceria internacional ter multiplicado exponencialmente o atendimento aos mais jovens pela Oliveira Foundation, a fundadora da organização, Fabiane Oliveira, vem atuando dentro de favelas e comunidades brasileiras, desde 2019, para levar às pessoas em vulnerabilidade social o resgate de suas identidades, sonhos, crenças e incentivos por um futuro melhor.
 

Hoje, a Oliveira Foundation, junto com o Movimento Transformando as Nações, já soma mais de 2 milhões de pessoas alcançadas nas formações de liderança e habilidades socioemocionais, não apenas no Brasil, como também nos demais países que integram o Movimento - Paraguai, Panamá, Peru, Chile, Argentina, Uruguai, Honduras, Guatemala, Costa Rica, República Dominicana, Angola e Estados Unidos.


"Com bons valores, podemos fazer grandes transformações", orgulha-se Fabiane. Os conteúdos abordados pelo Programa Eu Lidero atendem às necessidades das escolas públicas e privadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e estão alinhados à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), ao Estatuto da Criança e do Adolescente, além de contribuírem para um melhor desempenho do País no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA).

Outros públicos 

Paralelo ao Programa Eu Lidero, a Oliveira Foundation possui treinamentos gratuitos visando a educação socioemocional de adultos (Programa Liderança Transformacional, metodologia usada na formação de líderes sociais das favelas atendidas pela ONG Gerando Falcões) e a Jornada Mude Seu Mundo (Change Your World) -- um outro programa criado por John Maxwell para trabalhar a importância dos valores na vida de jovens e adultos, aplicado pela ONG de Fabiane no Brasil.
 

Credenciais A ONG Oliveira Foundation foi fundada em 2019 pela empresária do segmento de comércio exterior Fabiane Oliveira, com o intuito de democratizar o acesso à educação socioemocional e formação de lideranças, para que as pessoas, independentemente da renda, consigam transformar suas vidas, por meio de autoestima, superação, responsabilidade, proatividade e desenvolvimento constante do manejo de suas emoções. Natural de Jundiaí (SP), Fabiane é casada com Thiago Oliveira, que é cofundador da Oliveira Foundation e são sócios da Proseftur, da Ace Startups, Bossa Nova e Zebra Câmbios. Thiago também atua como conselheiro na ONG Gerando Falcões. Eles têm 3 filhos. Participou como patrocinadora oficial da primeira edição histórica da Expofavela, onde palestrou no Palco principal para uma plateia de mais de mil pessoas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.