Matrículas

Pela primeira vez, IFMA realiza heteroidentificação para evitar fraudes nas cotas raciais

O processo de heteroidentificação será feito nesta edição do Sisu para as matrículas dos aprovados nos cursos superiores em 2023.1 inicia.

Imirante.com, com informações da assessoria

Cada campus conta com uma comissão de validação responsável por avaliar a autodeclaração de candidatos pretos e pardos.
Cada campus conta com uma comissão de validação responsável por avaliar a autodeclaração de candidatos pretos e pardos. (Foto: divulgação / IFMA)

MARANHÃO - O período de matrículas dos aprovados nos cursos superiores do IFMA por meio do SISU 2023.1 começa nesta quinta-feira (2) e segue até o dia 8 de março. A lista completa de candidatos convocados para matrícula pode ser consultada no site do IFMA, e o resultado individual pode ser conferido diretamente no site do SISU.

As matrículas serão realizadas presencialmente nos campi ou pela internet (o link estará disponível no site do IFMA). Os aprovados podem conferir a documentação necessária no item 8 do Edital PRENAE nº 8/2023. Para candidatos autodeclarados pretos ou pardos, haverá procedimento de heteroidentificação.

 

Heteroidentificação

Esta é a primeira edição do SISU em que o IFMA realiza heteroidentificação, procedimento que tem o objetivo de evitar fraudes nas cotas raciais. Cada campus conta com uma comissão de validação responsável por avaliar a autodeclaração de candidatos pretos e pardos. Somente os aprovados passarão por esse procedimento, que vai ocorrer por meio da análise de foto.

Se a solicitação de matrícula for feita de forma presencial, a foto deverá ser enviada previamente ao e-mail institucional do respectivo campus (há uma lista de e-mails no Anexo II do Edital PRENAE nº 8/2023). Se necessário, o candidato poderá utilizar a rede e/ou computadores dos campi. Se a solicitação de matrícula for on-line, a foto será enviada pelo sistema juntamente com o restante da documentação.

As fotos devem respeitar as características descritas no item 6 do Edital SISU/IFMA nº 08/2023. As comissões de validação deverão avaliá-las, emitindo parecer favorável ou desfavorável. Se o parecer for desfavorável, a foto será imediata e automaticamente encaminhada a uma comissão recursal para nova análise. Se a autodeclaração for validada, a matrícula será efetivada. Se o parecer final for desfavorável, o candidato perderá o direito à vaga.

Inscrição na Lista de Espera

Os estudantes que não foram aprovados nesta primeira chamada poderão se inscrever na lista de espera no período de 28 de fevereiro a 8 de março – de onde serão convocados os candidatos caso haja vagas remanescentes após o período de matrículas regulares.

Sobre o SISU 2023.1

Nesta edição, o IFMA ofertou 1.925 vagas de graduação em 17 campi localizados em 15 municípios maranhenses. Participam da atual chamada os campi Açailândia, Alcântara, Bacabal, Caxias, Codó, Coelho Neto, Imperatriz, Pedreiras, Santa Inês, São João dos Patos, São José de Ribamar, São Luís – Centro Histórico, São Luís – Maracanã, São Luís – Monte Castelo, São Raimundo das Mangabeiras, Timon e Zé Doca.

Próximas etapas do Cronograma

  • Matrículas da primeira chamada – 2 a 8 de março
  • Prazo para participar da Lista de Espera – 28 de fevereiro a 8 de março
  • Publicação da Lista de Espera – 9 de março
  • Publicação do Edital da Lista de Espera – A partir de 10 de março

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.