Imunização

Maranhão recebe mais de 190 mil doses das vacinas bivalentes contra Covid-19; campanha nacional de vacinação inicia na próxima segunda-feira (27)

De acordo com a secretaria, em até 48 horas, o total de 194.400 doses chegarão aos 217 municípios maranhenses.

Imirante.com, com informações da SES

Atualizada em 23/02/2023 às 17h25
O intervalo de tempo entre a bivalente e qualquer uma das outras doses deve ser de no mínimo quatro meses. 
O intervalo de tempo entre a bivalente e qualquer uma das outras doses deve ser de no mínimo quatro meses.  (divulgação / Ítalo Cunha)

MARANHÃO - Mais de 190 mil doses da vacina bivalente da Pfizer estão sendo enviadas às Unidades Regionais de Saúde nesta quinta (23) e sexta-feira (24). A Secretaria de Estado da Saúde (SES) deu início à logística de envio, por meio das vias aérea e terrestre, para viabilizar o início da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, na próxima segunda-feira (27).

De acordo com a secretaria, em até 48 horas, o total de 194.400 doses chegarão aos 217 municípios maranhenses.  A vacina bivalente oferece proteção contra a cepa original da Covid-19 e a variante ômicron.

Vacinação

Conforme o cronograma do Ministério da Saúde, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19 começa no dia 27 de fevereiro em todo o país. Inicialmente, a imunização com as vacinas bivalentes será dividida em quatro fases para pessoas que possuem maior risco de desenvolver formas graves da doença.

Na primeira fase de imunização, os grupos serão vacinados na seguinte ordem: pessoas com 70 anos ou mais, moradores de instituições de longa permanência (ILP), imunocomprometidas, comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas. Na segunda fase, serão vacinadas pessoas de 60 a 69 anos; na terceira, gestantes e puérperas; e na quarta, os profissionais da saúde.

É importante ressaltar que a vacina bivalente é destinada às pessoas que tenham completado, ao menos, o esquema básico contra a Covid-19, ou seja, primeira e segunda dose. O intervalo de tempo entre a bivalente e qualquer uma das outras doses deve ser de no mínimo quatro meses. 

Para quem ainda precisa atualizar o esquema vacinal, as vacinas monovalentes contra a Covid-19 estão disponíveis na rede estadual, em São Luís, nas Policlínicas Vinhais e Cidade Operária, além dos postos municipais de vacinação na capital e interior.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.