MARANHÃO - Aviso de chuvas intensas para grande parte do Maranhão. O alerta laranja cobre quase todo o mapa do Estado, de acordo com a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Isso significa chuvas entre 30 e 60 mm por hora ou ainda 50 e 100 mm ao dia.
Além disso, os ventos são intensos de 60-100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
O alerta laranja foi lançado na manhã dessa quarta-feira (18) e termina às 10h de hoje (19).
Na capital, São Luís, a previsão é de tempo nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas durante o dia e muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas à noite. As temperaturas variam entre 23ºC e 29ºC, ainda de acordo com o Inmet.
Instruções:
- Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda)
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Veja aqui a lista de municípios maranhenses incluídos neste alerta laranja
Dicas para os motoristas em período de chuva:
- Ao perceber acúmulo de água na pista, diminua a velocidade.
- Acenda as lanternas e os faróis baixos, para facilitar que seu carro seja visto por outros condutores.
- Evite frear de maneira brusca, para não travar as rodas e derrapar por falta de aderência.
- Não fume, isso evita o embaçamento do vidro.
- Não use as poças d’água para “lavar” seu veículo. Muitos acidentes começam assim.
- Se tiver de passar por um trecho alagado, verifique a altura da água. Até a metade da roda, você tem condições de dirigir, acima disso, o veículo fica exposto a panes mecânicas. Tenha calma e aguarde o nível da água baixar.
Participação do internauta
Quer relatar aqui no Imirante a situação da sua rua ou de algum local com alagamento/enxurrada na Grande São Luís ou no interior do Estado? Faça o registro em vídeo ou foto e envie para o WhatsApp da redação.
Saiba Mais
- Previsão do tempo: chuvas em regiões do Nordeste nesta segunda-feira (16)
- Previsão do tempo: Nordeste com tempo instável neste domingo (15)
- Previsão do tempo: Nordeste terá muitas nuvens e chuva isolada neste sábado (14)
- Previsão do tempo: Nordeste tem possibilidade de chuva nesta sexta-feira (13)
- Previsão do tempo: Nordeste terá muitas nuvens e chuva isolada nesta terça-feira (10)
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.