Prisão

Preso advogado suspeito de se apropriar de mais de R$ 1 milhão em alvarás de clientes

Investigações apontam que pelo menos 11 pessoas foram vítimas do suspeito.

Imirante.com

José de Ribamar Torreão Smith Júnior foi preso em Fortaleza.
José de Ribamar Torreão Smith Júnior foi preso em Fortaleza. (Reprodução / TV Mirante)

FORTALEZA - Um advogado, identificado como José de Ribamar Torreão Smith Júnior, foi preso nesta quinta-feira (22), suspeito de tomar para si os valores que seus clientes deveriam receber em alvarás judiciais no Maranhão. De acordo com as investigações, pelo menos 11 pessoas foram vítimas do advogado, conhecido como “Dr. Smith”, que teria se apropriado de mais de R$ 1 milhão.

A prisão de José de Ribamar Smith ocorreu em operação conjunta da Polícia Civil do Maranhão, por meio da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), com a Polícia Civil do Ceará. O advogado foi detido na cidade de Fortaleza, já que não morava mais no Maranhão e se ocultava para não receber mais as intimações policiais para prestar esclarecimentos.

O esquema criminoso funcionava da seguinte maneira, segundo a Polícia Civil: após ser contratado, o advogado sacava todo o valor do alvará quando as ações eram julgadas procedentes e não repassava os valores devidos aos seus clientes. Quando as vítimas iam buscar informações sobre o processo, não conseguiam mais entrar em contato com o investigado.

A Polícia Civil ressalta ainda que muitos alvarás são decorrentes de indenizações por acidentes de trabalho, que deixaram as vítimas com deficiência permanente, como perda de membros ou paraplegia.

Na decisão judicial sobre a prisão de José de Ribamar Smith, também foi determinado o sequestro de bens e bloqueio de valores nas contas dele, visando o ressarcimento das vítimas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.