MARANHÃO - O mês de Novembro deste ano registrou a segunda pior marca de desmatamento na Amazônia Legal na série histórica monitorada pelo Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe) desde 2015.
De acordo com o instituto, só no mês de novembro de 2022, foram desmatados mais de 550 km² da área que engloba nove Estados, entre eles o Maranhão.
Desde o início da análise dos dados em 2008 a Amazônia Legal Maranhense perdeu, segundo o Inpe, uma área de mais de 6 mil km². Só neste ano, foram desmatados 245 km²na Amazônia legal no Maranhão.
O que ainda resta de floresta no Maranhão?
Em números, dados do MapBiomas apontam que o Maranhão tem pouco mais de 11 milhões de hectares de formação florestal do bioma amazônico. Desse território, 85% ainda com vegetação nativa está em áreas indígenas e Unidades de Conservação de proteção integral.
Na capital do Estado, São Luís, as únicas áreas onde ainda resta floresta amazônica estão nas Unidades de Conservação dos Parques do Bacanga e do Rangedor, além das Áreas de Proteção Ambiental do Itapiracó e da Região do Maracanã.
Saiba Mais
- Desmatamento na Amazônia cai 36% de janeiro a abril, mas é o 3º maior desde 2008
- Três em cada quatro hectares desmatados têm indícios de ilegalidade
- Combate ao desmatamento é prioridade para mitigar mudanças climáticas
- Projeto proíbe incentivos tributários da União a empresa que cometer crime ambiental
- Sistema que une drone e sensor evita emissão de carbono e desmatamento
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.