Desmatamento

Amazônia Legal maranhense perdeu mais de 245 km² só em 2022, aponta Inpe

o mês de novembro de 2022, foram desmatados mais de 550 km² da área que engloba nove Estados, entre eles o Maranhão.

Imirante.com, com informações da TV Mirante

- Atualizada em 11/12/2022 às 09h33
Só neste ano, foram desmatados 245 km²na Amazônia legal no Maranhão.
Só neste ano, foram desmatados 245 km²na Amazônia legal no Maranhão. (reprodução / TV Globo)

MARANHÃO - O mês de Novembro deste ano registrou a segunda pior marca de desmatamento na Amazônia Legal na série histórica monitorada pelo Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe) desde 2015.

De acordo com o instituto, só no mês de novembro de 2022, foram desmatados mais de 550 km² da área que engloba nove Estados, entre eles o Maranhão.

Desde o início da análise dos dados em 2008 a Amazônia Legal Maranhense perdeu, segundo o Inpe, uma área de mais de 6 mil km². Só neste ano, foram desmatados 245 km²na Amazônia legal no Maranhão.

O que ainda resta de floresta no Maranhão?

Em números, dados do MapBiomas apontam que o Maranhão tem pouco mais de 11 milhões de hectares de formação florestal do bioma amazônico. Desse território, 85% ainda com vegetação nativa está em áreas indígenas e Unidades de Conservação de proteção integral.

Na capital do Estado, São Luís, as únicas áreas onde ainda resta floresta amazônica estão nas Unidades de Conservação dos Parques do Bacanga e do Rangedor, além das Áreas de Proteção Ambiental do Itapiracó e da Região do Maracanã.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.