Aponta IBGE

Maranhão aparece em 4º lugar no ranking de Estados com maior redução de desemprego no 3º semestre

De acordo com a pesquisa, houve uma queda em -6% na taxa de redução de desemprego, se comparada ao trimestre anterior.

Imirante.com, com informações do Governo do MA

Atualizada em 20/11/2022 às 11h02
O Maranhão está entre os seis Estados, em todo o país, que apresentaram redução da taxa de desemprego.
O Maranhão está entre os seis Estados, em todo o país, que apresentaram redução da taxa de desemprego. (Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil)

MARANHÃO - Novos dados com recorte estadual da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados na última quinta-feira (17), mostram o Maranhão em 4º lugar no ranking de Estados com maior redução da taxa de desemprego no 3º trimestre de 2022.

A pesquisa contínua trimestral aponta uma queda em -6% na taxa, se comparada ao trimestre anterior, o que refletiu em uma redução do desemprego em apenas seis Estados como o Paraná (-0,8 ponto percentual), Minas Gerais (-0,9), Maranhão (-1,1), Acre (-1,8), Ceará (-1,8) e Rondônia (-1,9). Os demais estados mantiveram estabilidade.

Leia também: Desemprego cai para 8,7% no terceiro trimestre, revela IBGE

A coordenadora de Trabalho e Rendimento do IBGE, Adriana Beringuy, afirma que diferentemente do 2º trimestre, em que todas as unidades da Federação tiveram redução, desta vez, a taxa de desocupação do país foi benéfica apenas aos seis Estados citados acima.

“No segundo trimestre, a taxa de ocupação havia caído 1,8 ponto percentual, com disseminação da queda por 22 unidades da Federação. No terceiro trimestre, a queda foi menos intensa, de 0,6 ponto porcentual, e isso repercutiu nos resultados locais, por estado”, afirmou Beringuy.
 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.