Oportunidade

IFMA reabre inscrições do seletivo técnico para preenchimento de vagas em 2023

No total, 6.515 vagas estão sendo ofertadas nos 29 campi da instituição.

Imirante.com, com informações da assessoria

O prazo, agora, vai até o dia 28 de outubro.
O prazo, agora, vai até o dia 28 de outubro. (Foto: divulgação / IFMA)

MARANHÃO - O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) reabriu, nessa quarta-feira (26), o período de inscrições ao processo seletivo para ingressar nos cursos técnicos de nível médio em 2023. No total, 6.515 vagas estão sendo ofertadas nos 29 campi da instituição. Os candidatos devem se inscrever pela internet, e as inscrições serão confirmadas somente após o pagamento da taxa no valor de R$ 30. O prazo, agora, vai até o dia 28 de outubro, e a taxa de inscrição pode ser paga até o dia 31 de outubro. 

Com a retificação no cronograma do edital, a divulgação dos candidatos inscritos no processo seletivo foi alterada para o dia 04 de novembro, a interposição de recursos contra a lista de inscritos poderá ser feita nos dias 07 e 08 de novembro, a divulgação da lista homologada dos inscritos no dia 10 de novembro e a divulgação dos locais de prova ocorre no dia 18 de novembro. Todos os detalhes da retificação podem ser consultados na página do seletivo.

Clique aqui para se inscrever

Formas – integrado, concomitante e subsequente 

O Instituto oferece três tipos de cursos técnicos. Na forma integrada, o curso tem duração de três anos e possibilita ao aluno receber formação que reúne simultaneamente os conhecimentos das disciplinas regulares do ensino médio e as competências da educação profissional.

Os cursos da forma concomitante permitem ao aluno cursar paralelamente o curso técnico escolhido no IFMA e as disciplinas do ensino médio em outra instituição. Já os cursos da forma subsequente se destinam aos candidatos que já concluíram o ensino médio e têm interesse em receber uma formação técnica no Instituto.

Reserva de vagas

No que diz respeito à reserva de vagas, o Edital estabelece que 50% (cinquenta por cento) do total de vagas em cada curso são reservadas aos candidatos egressos de escola pública, conforme disposto na Lei nº 12.711/2012, que trata do ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio. Conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996), considera-se escola pública a instituição pública criada ou incorporada, mantida e administrada pelo poder público.

Desse percentual destinado a candidatos egressos de escola pública, a metade (25% do total de vagas) se reserva aos candidatos com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita, e a outra metade (25% do total de vagas) é reservada a candidatos oriundos de famílias que recebem acima dessa faixa de renda per capita. Em cada metade, são garantidos os percentuais de 77% das vagas a autodeclarados pretos, pardos e indígenas, e de 5% a pessoas com deficiência.

Ao efetuar a inscrição, os candidatos que desejarem concorrer às vagas reservadas a pretos e pardos devem confirmar a autodeclaração étnico-racial e incluir uma foto de acordo com as especificações contidas no Edital. Essa foto será utilizada apenas no procedimento da heteroidentificação (e/ou recurso, se necessário), não podendo a imagem ser utilizada para outros fins. O procedimento de heteroidentificação consiste na identificação por terceiros da condição autodeclarada (pretos e pardos) no ato da inscrição, sendo realizado por Comissão de Validação em cada Campus do IFMA, instituída especificamente para este fim, e composta por três membros titulares e três membros suplentes. (Ver Resolução N° 014/2019, do Conselho Superior do IFMA).

No caso de os candidatos concorrentes às vagas reservadas a indígenas, deve-se apresentar na matrícula o Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (RANI), se tiver, ou declaração de pertença a grupo indígena, com assinatura do candidato, do cacique e de dois representantes da comunidade indígena a qual pertença, ou ainda declaração de pertença emitida por entidade legítima das articulações e organizações dos povos indígenas, com assinatura do candidato e de dois membros da coordenação.

Prova

Com data marcada para 27 de novembro (domingo), a prova iniciará às 13h30min e terá duração de 3 horas, devendo o candidato comparecer ao local da prova até as 13 h (fechamento dos portões), munido de documento de identidade (RG) original ou de documento oficial de identidade com foto que permita sua identificação pelo fiscal, além de caneta esferográfica azul ou preta transparente. O caderno de prova conterá 30 (trinta) questões, sendo 15 (quinze) de Língua Portuguesa e 15 (quinze) de Matemática, cada uma delas com 04 (quatro) alternativas, com uma única opção correta. Os conteúdos das disciplinas Língua Portuguesa e Matemática constam do Anexo IX do Edital.

Candidatos com deficiência, enfermidade ou lactantes poderão solicitar condição especial para realização da prova, através de formulário eletrônico preenchido no ato da inscrição. Nesses casos, deve-se anexar cópia do CPF e laudo médico (especificações constantes do Edital). Além disso, é necessário informar os aparelhos ou equipamentos que usualmente utiliza, os quais serão colocados sob avaliação do sistema de segurança do processo seletivo.

Matrículas

As matrículas dos candidatos classificados para os cursos técnicos (formas integrada, concomitante e subsequente) poderão ser efetuadas de forma presencial nos Campi e Campi Avançados, nos seus respectivos setores de Registro Escolar ou poderão ser solicitadas de forma on-line nos endereços eletrônicos do IFMA e da FUNETEC-PB. Para a realização da matrícula presencial, os campi organizarão espaços reservados a esse fim seguindo todos os protocolos sanitários de combate à Covid-19 vigente. A matrícula presencial ocorrerá no respectivo Campus de escolha do candidato, no horário de atendimento das 8h às 12h e das 14h às 18h, nos dias úteis.

Em 30 de dezembro será divulgado o resultado final do Processo Seletivo com convocação para matrículas, após realização do procedimento de heteroidentificação e avaliação da Comissão Recursal, bem como da divulgação da lista final de excedentes (igualmente após procedimento de heteroidentificação e avaliação da Comissão Recursal, se houver). De 03 a 13 de janeiro de 2023 , é prevista a matrícula dos candidatos classificados em primeira chamada. As vagas remanescentes após o fim de cada período de matrícula serão preenchidas seguindo a ordem de classificação dos candidatos excedentes constantes.

Dúvidas

Dúvidas e informações complementares sobre o Seletivo 2022 podem ser encaminhadas ao e-mail acessodiscente@funetec.com.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.