Vagas

MPF-MA abre inscrições para processo seletivo de estágio

Estudantes podem realizar suas pré-inscrições entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro de 2022.

Imirante, com informações da assessoria

As provas serão realizadas, presencialmente, no dia 25 de setembro de 2022.
As provas serão realizadas, presencialmente, no dia 25 de setembro de 2022. (Foto: Divulgação)

MARANHÃO - O Ministério Público Federal (MPF) no Maranhão abriu o processo seletivo para formação de cadastro de reserva de estagiários de nível superior para as áreas de Direito, Administração, Biblioteconomia, Comunicação Social (Jornalismo) e Tecnologia da Informação e equivalentes. Os interessados devem realizar a pré-inscrição por meio do link no período das 00h01 horas do dia 31/08 às 17h do dia 02/09/2022 (horário de Brasília).

Para confirmação da inscrição, o candidato deverá comparecer nos dias 5, 6 e 9 de setembro, ao prédio da Procuradoria da República da localidade para a qual deseja se inscrever e entregar os documentos exigidos pelo Edital. A pré-inscrição só será validada se o candidato cumprir com esta etapa de confirmação presencial da inscrição.

Os candidatos concorrerão ao quadro de reserva da Procuradoria da República no Maranhão (PR/MA), em São Luís, e das Procuradorias da República nos Municípios (PRM’s) de Imperatriz, Caxias, Bacabal e Balsas. O candidato deverá se inscrever para apenas uma localidade e estar devidamente matriculado em uma das Instituições de Ensino Superior conveniadas com o Ministério Público Federal.

Para confirmação da inscrição, devem ser apresentados os seguintes documentos originais e fotocópias: cédula de identidade ou Carteira Nacional de Habilitação, CPF e declaração de escolaridade expedida pela Instituição de Ensino conveniada, informando que o aluno está regularmente matriculado. O documento deverá conter assinatura digital ou código de autenticidade.

Além disso, laudo médico na forma prevista no edital, no caso de o candidato se declarar com deficiência, ou declarações específicas (modelos anexos no Edital) para participar da seleção pelo sistema de cotas raciais ou minorias étnico-raciais, caso opte por participar por meio desses sistemas.

As provas, objetivas para todas as áreas e também discursivas para Comunicação (Jornalismo) e Direito, serão realizadas, presencialmente, no dia 25 de setembro de 2022. Os locais de prova serão divulgados no site do seletivo, conforme cronograma constante no edital. O tempo de duração das avaliações será de 4 horas, com início às 9h e término às 13h (horário de Brasília). Os portões de acesso serão abertos às 8h e fechados às 8h40. Os candidatos deverão comparecer ao local da prova com documento de identidade original ou equivalente com foto e caneta esferográfica de tinta azul ou preta.

As convocações ocorrerão de acordo com as vagas que surgirem ou forem criadas durante a validade do processo seletivo. A jornada de estágio é de 20 horas semanais, distribuídas em 4 horas diárias. O valor mensal da bolsa é de R$ 976 mais auxílio-transporte de R$ 11 por dia efetivamente estagiado, independentemente do percurso.

Dentre as vagas que surgirem no Programa de Estágio, o edital também prevê a reserva de 10% às pessoas com deficiência, 10% aos participantes do sistema de cotas para minorias étnico-raciais e 30% às pessoas que se declararem negras.

O Edital, anexos e outros arquivos relacionados ao processo seletivo estão disponíveis para download no endereço eletrônico www.mpf.mp.br/ma/estagie-conosco, por meio do qual também serão divulgadas as listas com os nomes dos candidatos aprovados no seletivo. Consulte o cronograma disponível no Edital, que contém as datas previstas para a divulgação dos resultados e prazos para recursos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.