Oportunidade

Projeto oferece cursos de capacitação para assistentes sociais do Maranhão

Serão disponibilizadas 1.980 vagas, distribuídas em 44 turmas.

Imirante, com informações da assessoria

Os cursos serão realizados de maneira remota.
Os cursos serão realizados de maneira remota. (Foto: Divulgação/Educa Mais Brasil )

BRASIL - Nesta segunda-feira (25) começa a segunda etapa do Programa Nacional CapacitaSUAS, que oferta, gratuitamente, cursos de capacitação para profissionais da Assistência Social do Maranhão.  

São oferecidos cursos de: Elaboração de Planos Municipais de Assistência Social, Introdução sobre o Exercício do Controle Social no SUAS, Atualização sobre Especificidade e Interfaces da Proteção Social Básica do SUAS, Atualização em Vigilância Socioassistencial e Atualização sobre o Reordenamento dos Serviços de Proteção Social Especial. 

As aulas ocorrerão de forma remota. "Essa ferramenta tem o propósito de garantir a formação continuada para os trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social do Maranhão, em conformidade com a Política Nacional de Educação Permanente do SUAS, e retoma a execução da segunda parte da segunda etapa do Programa Nacional CapacitaSUAS, de forma a continuar esse trabalho", disse o secretário do Desenvolvimento Social, Paulo Casé Fernandes.

Nesta segunda etapa, serão disponibilizadas 1.980 vagas, distribuídas em 44 turmas, com carga horária de 40 horas cada, direcionadas aos técnicos, gestores e conselheiros da política de assistência social no exercício de suas competências e responsabilidades, atingindo os 217 municípios maranhenses. 

Segundo a secretária adjunta de Assistência Social da Sedes, Margarete Cutrim, os cursos vão subsidiar a atuação dos profissionais de assistência social na execução dos serviços, programas e oferta de benefícios ao cidadão, bem como proporcionar aos participantes melhor gestão do SUAS em seus municípios.

"A formação continuada de trabalhadores, gestores e conselheiros da política de assistência social é fundamental para qualificar a oferta dos serviços e benefícios socioassistenciais. Estamos vivendo muitos desafios do ponto de vista da capacidade protetiva do estado brasileiro, em meio a uma pandemia, momento em que as desproteções se intensificam. Portanto, é necessário qualificar os trabalhadores", pontou a secretária.

No Maranhão, foram capacitados 2.063 trabalhadores e trabalhadoras do SUAS, na primeira etapa do Programa Nacional CapacitaSUAS, realizada no ano 2018. Na oportunidade, 97% dos municípios maranhenses foram beneficiados. Na segunda etapa, realizada de 2019 a março/2020, foram capacitados 1.709 profissionais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.