Competição

Maranhenses vencem Torneio de Robótica do SESI e garantem vagas em etapa nacional

Alunos do SESI de São Luís e de Imperatriz e do IEMA de Bacabal representarão o Maranhão em São Paulo.

Imirante, com informações da assessoria

quipes do SESI-MA que ganharam torneio ... s no nacional, em maio, em São Paulo.
quipes do SESI-MA que ganharam torneio ... s no nacional, em maio, em São Paulo. (divulgação / SESI)

SÃO LUÍS – As equipes de robótica das escolas do Serviço Social da Indústria (SESI-MA) de Imperatriz, Robotic’s Angels, e de São Luís, Phoenix Robot, Iron League, Infinity Robots e Gipsy Danger, além da equipe do IEMA de Bacabal, Robot World, conquistaram, nesse sábado (9), na Unidade de Promoção da Saúde SESI Araçagi, as seis vagas para a etapa nacional do Festival SESI de Robótica, programada para o final de maio, na Bienal de São Paulo (SP), onde 100 equipes de todo o Brasil participarão. 

Durante os dois dias do torneio, realizado em São Luís, 24 equipes do Maranhão, Paraíba e Piauí competiram entre si e colocaram em prática a temporada “Cargo Connect”, que desafiou os mais de 280 estudantes, entre 9 e 16 anos, a pensarem em soluções viáveis para o futuro do transporte de cargas e logística no Brasil.  

Troféus

Na categoria Técnico Destaque, o 1° lugar ficou para a professora do SESI-MA, Amanda Silva Barros, indicada pelos alunos da Bumba Meu Bot, do SESI São Luís. Logo depois, seguiu-se as premiações das categorias das equipes. O Desafio do Robô (cumprimento de missões pelo robô de Lego) foi conquistado pelo time Lego Warriors (SESI Imperatriz); o Desempenho de Robô ficou com a equipe Gispy Danger (SESI São Luís); no Projeto de Inovação ganhou o grupo de alunos da Robot World (IEMA Bacabal); a equipe Infinity Robots (SESI São Luís) arrebatou o Design do Robô e a Criadores de Gigantes (SESI Paraíba) venceu na categoria Core Values (valores fundamentais e trabalho em equipe). 

O time do SESI de Imperatriz (Robotic’s Angels) conquistou o Champion’s Award, seguido pela Phoenix Robot (SESI São Luís) e pela Iron League (SESI São Luís). As equipes precisaram desenvolver e programar um robô autônomo para executar missões em uma arena com o tema da temporada, além de encontrar e desenvolver uma solução inovadora para um problema do mundo real, norteada por valores fundamentais.   

O professor de robótica da Escola SESI - São Luís, Moisés Pereira, técnico dos campeões Iron League e Phoenix Robots, não escondeu a alegria e orgulho dos alunos na competição. “Esse resultado é fruto de um esforço coletivo, desde os alunos ao superintendente, que sempre acreditou na gente. O torneio FLL está sendo muito produtivo, tanto para nós professores quanto para os alunos, que tem buscado conhecer e trabalhar na área das exatas e da tecnologia.

O torneio de robótica desenvolve o raciocínio lógico e o compartilhar das ideias e valores da competição nos alunos, no quesito de equipe. Esse ano, nos dedicamos não só ao jogo em si, na mesa, mas em encontrar uma solução para o problema proposto e os valores da competição, que foram um diferencial para a classificação de nossas equipes. O Maranhão vai, mais uma vez, para o nacional e esse mérito é de todos”, destacou o professor campeão. 

Para o aluno Henry Glissoly, campeão do time maranhense de Imperatriz, a experiência foi incrível. “A FLL em si foi muito importante para mim, pois eu aprendi muito mais do que apenas em uma aula de robótica. A FLL expandiu o meu horizonte para que eu entendesse o espírito amigável e os valores da competição. A premiação foi graças a todos que participaram e ajudaram. Esse é meu último ano na robótica e nada melhor do que participar de uma competição nacional”, enfatizou o aluno campeão, que já pensa no torneio em São Paulo. 

Uma das representantes do sexo feminino na equipe Phoenix Robot, a programadora Ana Rita Oliveira, também comentou a conquista para o time ludovicense. “O FLL foi maravilhoso, colocamos em prática os valores da competição e agora na etapa nacional queremos conhecer novas equipes e trocar mais experiência. Esse momento da vitória está sendo muito importante para a equipe e só vem recompensar nosso trabalho e esforço”.  

Para a superintendente do SESI-MA, Diogo Lima, a entidade maranhense vem ganhando destaque nas competições nacionais. “O SESI-MA tem investido na robótica como uma excelente ferramenta na formação ética, pessoal e profissional dos estudantes, pois estimula e trabalha habilidades como liderança, trabalho em equipe e comunicação. Esses nossos alunos representam a escola nas competições em diversos estados, e suas vitórias mostram o compromisso da educação do SESI com a sociedade, o meio científico, tecnológico e de inovação. A robótica é um diferencial na nossa instituição, consta como disciplina em todas as nossas escolas, permitindo que os alunos desenvolvam habilidades para participarem não apenas de carreiras com futuro promissor, mas desenvolverem habilidades de programar seu próprio desenvolvimento e responsabilidade consigo, com o outro, com a sociedade e com o mundo”, pontuou a superintendente. 

O operador nacional da FLL/SESI e especialista em educação do SESI Nacional, Marcos Sousa, mostrou surpresa com a estrutura montada pelo SESI no torneio. “As competições de FLL são diferentes de tudo que existe em robótica ao redor do mundo, porque essas competições evidenciam o desenvolvimento humano de quem participa, quanto do coletivo, da equipe.

É muito interessante, pois eles são avaliados pelos princípios e valores humanos assim como são avaliados pelas mesas, robôs. Apesar do Maranhão ser o operador regional pelo segundo ano, vemos uma maturidade muito grande. Esse torneio, sinceramente, é algo nunca visto em estrutura, em profissionalismo e em equipe dedicada. São muitas frentes dedicadas nesse regional e que a gente vê funcionando bem. O SESI opera há dez anos o First Lego League no Brasil e nada melhor do que uma competição como essa para celebrar essa data”, destacou Sousa.   

O presidente da FIEMA e diretor regional do SESI, Edilson Baldez das Neves, parabenizou os alunos e destacou a satisfação do Maranhão em sediar um torneio. “Todos aqui, são vencedores. Nossos parabéns a todas as seis equipes que representarão o Maranhão no nacional. Reforço que o SESI mais uma vez demonstra toda a sua grandiosidade com esse evento e por trabalhar a educação por meio da robótica”, destacou Baldez.  

F1

Além da FLL, o SESI Araçagi também sediou a etapa regional do F1 Schools, que envolveu estudantes de São Luís e de Imperatriz do SESI com seis escuderias maranhenses que garantiram três vagas para o Torneio Nacional, também em São Paulo. Os times campões foram da Escola SESI – São Luís: Ragnar, Pugnator e Spartacus. 

Veja abaixo as premiações:

 F1 IN SCHOOLS: 

1º - Ragnar 

2º - Pugnator 

3º - Spartacus 

FIRST LEGO LEAGUE: 

Técnico Destaque: 

1º - Amanda Barros 

2º - Marconi Silva 

Desafio do Robô: 

Lego Warriors 

 Desempenho do Robô: 

 1º Lugar: Gipsy Danger 

 2º Lugar: Robotic’ Angels 

 Projeto de Inovação: 

 1º Lugar: Robot Team 

 2º Lugar: Smart Team 

 Design do Robô: 

 1º Lugar: Infinity Robots 

 2º Lugar: Stellar Champions 

 Core Values 

 1º Lugar: Criadores de Gigantes 

 2º Lugar: Gipsy Danger 

 Champion’s Award: 

 1º Lugar: Robotic’s Angels 

 2º Lugar: Phoenix Robot 

 3º Lugar: Iron League 

EQUIPES CLASSIFICADAS PARA A ETAPA NACIONAL: 

Robotic’s Angels 

Phoenix Robot 

Iron League 

Infinity Robots 

Robot World 

Gipsy Danger 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.