Meteorologia

Inmet emite alerta laranja que prevê chuvas intensas no Maranhão

O aviso é válido até este sábado (19).

Imirante.com

- Atualizada em 26/03/2022 às 18h03
O Inmet alertou, ainda, que há riscos de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
O Inmet alertou, ainda, que há riscos de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. (Foto: Paulo Soares/Grupo Mirante)

MARANHÃO - Nesta sexta-feira (18), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas, com grau de potencial perigo, para as próximas horas no Maranhão. O alerta tem validade até este sábado (19), e abrange o Oeste, Leste, Norte e Centro Maranhense.

Leia também: Receita de bolinho de chuva assado mais saudável e gostoso

O Inmet alertou, ainda, que há riscos de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Durante esse período, podem ocorrer chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora e de 50 a 100 milímetros dia, além de ventos intensos, entre 60 e 100 quilômetros por hora.

Orientações

Em caso de rajadas de ventos, não se abrigue embaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Também não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.

Em caso de alto risco, a população deve procurar ajuda junto à Defesa Civil pelo telefone 199 e ao Corpo de Bombeiros, pelo 193.

Região Metropolitana de São Luís

Segundo informações da meteorologia, a manhã desta sexta-feira (18) em São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar será de sol e aumento de nuvens, com pancadas de chuva à tarde e a noite. A temperatura mínima será de 23º e máxima de 30º. A previsão será de 80% de chuva com ventos de até 9km/h.

Já o sábado (19) será de sol com muitas nuvens durante o dia em São Luís e Região Metropolitana. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora do dia. A temperatura mínima será de 24º e máxima de 29º. A previsão de chuva será de 90% com ventos de até 9km/h.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.