Levantamento

Pesquisa do IBGE aponta queda no tempo de duração dos casamentos no Maranhão

Levantamento, entretanto, ressalta que os matrimônios no Estado são mais duradouros que a média nacional.

Imirante.com, com informações do g1 Maranhão

Atualizada em 26/03/2022 às 18h17
Estatísticas do Registro Civil do IBGE foram divulgadas na sexta-feira (18).
Estatísticas do Registro Civil do IBGE foram divulgadas na sexta-feira (18). (Divulgação / Freepik)

SÃO LUÍS - O tempo de duração dos casamentos no Maranhão diminuiu em 10 anos, e o Estado é o 7º no tempo de duração dos matrimônios no Brasil, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na última sexta-feira (18), por meio das Estatísticas do Registro Civil - divórcios judiciais e extrajudiciais.

Leia também: Divórcios no Brasil caem 13,6% em um ano, revela IBGE

De acordo com o levantamento do IBGE, o tempo médio de duração do casamento de cônjuges de sexo oposto no Maranhão era de 18,3 anos em 2010 e reduziu para 14,3 anos em 2020, acompanhando a queda verificada no Brasil: em 2010, o tempo médio de duração do casamento de cônjuges de sexo oposto no país era de 15,9 anos e caiu para 13,3 anos em uma década.

O IBGE ressalta ainda que, apesar de o Maranhão acompanhar a queda do país, os casamentos no Estado se apresentam mais duradouros que a média nacional.

As Estatísticas do Registro Civil do IBGE também revelaram que a idade média dos cônjuges na data do divórcio no Maranhão era de 39,9 anos para mulheres e 43,2 para os homens, enquanto a média do Brasil era de aproximadamente 40 anos para as mulheres e 43 anos para os homens.

A pesquisa indica, ainda, que no Maranhão o percentual de divórcios dos casais com filhos menores compreendia quase 47%, enquanto os arranjos familiares sem filhos compreendem 38,9% dos divórcios. A guarda compartilhada (ambos os cônjuges sendo os responsáveis), por sua vez, vem crescendo ao longo dos últimos anos: no Maranhão, o número subiu 12,3% (em 2014) para 34,2% (em 2020).

De acordo com o IBGE, a divulgação dos dados de divórcios atende às recomendações da Divisão de Estatística da Organização das Nações Unidas (United Nations Statistics Division – UNSD) de inclusão desses processos nas estatísticas vitais, que também comportam informações sobre nascimentos, casamentos e óbitos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.