Agronegócio

Maranhão deve produzir 6,1 milhões de toneladas de grãos este ano

Segundo a Conab, estado plantou 1,7 milhão de hectares de soja, milho, feijão, arroz e algodão.

Imirante.com

Atualizada em 26/03/2022 às 18h23
Somente as lavouras de soja, no sul e leste maranhense, responderão por uma produção de 3,4 milhões de toneladas
Somente as lavouras de soja, no sul e leste maranhense, responderão por uma produção de 3,4 milhões de toneladas (Divulgação)

BALSAS - O 5º Levantamento da Safra de Grãos 2021/2022 divulgado nesta quinta-feira (10) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), estima que o Maranhão produzirá 6,1 milhões de toneladas de grãos – incluindo soja, milho, feijão, arroz e algodão -, volume que corresponde a um aumento de 2,4%. A área plantada total equivale a 1,7 milhão de hectares (ha) para uma produtividade esperada de 3.585 kg/hectare.

Além dos dados estatísticos, a Conab faz um detalhamento do desempenho das lavouras de grãos no estado. No caso do algodão, por exemplo, a semeadura de primeira e segunda safras já está finalizada, e a área destinada ao cultivo é de 27,2 mil hectares, 6,3% superior à safra anterior.

O excesso de chuvas atrasou o início da semeadura da primeira safra de algodão, embora o clima esteja propício para a germinação e desenvolvimento da lavoura. Os municípios de Tasso Fargoso e Balsas concentram as áreas de cultivo do algodão do estado e são responsáveis pela produção das 118,3 mil toneladas do produto, 6,4% maior em relação à safra de 2020/21.

O aumento de produção da cultura do algodão é justificado, principalmente, por causa do aumento de 31% da área destinada ao cultivo de segunda safra, uma vez que tanto a produtividade quanto a área de plantio de primeira safra permaneceram praticamente constantes. A colheita está prevista para ocorrer entre junho e setembro de 2022.

Em relação ao arroz, o grão é cultivado nos municípios de Arari, Vitória do Mearim, Viana e Cajari, na Baixada Maranhense, região norte do estado; e no município de São Mateus do Maranhão, no Médio Mearim, região centro maranhense. A colheita do arroz ocorreu de outubro de 2021 a janeiro de 2022. Nos municípios de Arari e Vitoria do Mearim, a área plantada correspondeu a 4.770 hectares.

Em janeiro de 2022, a colheita foi concluída dentro do esperado, obtendo um rendimento médio em torno de 6.000 kg/ha. A área plantada com arroz irrigado do município de São Mateus do Maranhão, com 200 hectares, obteve rendimento médio de 6.000 kg/ha. As lavouras de Viana e Cajari, de 290 hectares de arroz irrigado, alcançaram 4.400 kg/ha.

Já em relação ao plantio de arroz de sequeiro no estado, as primeiras lavouras foram semeadas na região do Médio Mearim, no centro do estado, e na Baixada Maranhense, no norte do estado. O plantio dessas áreas foi quase concluído em janeiro, mas ainda não finalizado devido ao excesso de chuvas no Médio Mearim. Até janeiro cerca de 95% das áreas de arroz de sequeiro foram semeadas. As lavouras estão em emergência e desenvolvimento vegetativo. E no leste maranhense, a redução de chuvas na segunda quinzena do mês adiou a conclusão do plantio, que ocorrerá até início de fevereiro.

No caso do milho, a produção total esperada é de 2,3 milhões de toneladas, para uma área plantada de 477,5 mil hectares. Em relação ao milho de primeira safra, 91% da área está semeada, devendo estar finalizada em meados de fevereiro devido ao excesso de chuvas. As lavouras se encontram nos estádios de emergência a enchimento de grãos. A colheita ocorrerá de março a julho de 2022

E na microrregião Gerais de Balsas, na região sul do estado, foram iniciadas na última semana de janeiro de 2022, as lavouras de milho segunda safra, em razão da colheita das primeiras áreas de soja precoce. As lavouras estão no estágio de emergência.

As lavouras de soja continuam a ser o carro-chefe da produção maranhense de grãos. De acordo com a Conab, o estado deve colher 3,4 milhões de toneladas, numa área plantada total de 1,045 milhão de hectares. Houve a finalização do plantio nas lavouras do sul e leste maranhense. Na segunda quinzena de janeiro, nos Gerais de Balsas, na região sul do estado, onde o cultivo foi iniciado em outubro, já está havendo a colheita de lavouras precoce, atingindo cerca de 3% da área total de soja colhida.

Devido à ampla distribuição das áreas cultivadas no estado e da grande extensão do território maranhense, as lavouras se encontram em diversos estádios fenológicos: em emergência, desenvolvimento vegetativo, floração, enchimento de grãos, maturação e colheita. A produtividade média esperada está em torno de 3.260 kg/ha.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.