SÃO LUÍS - A Secretaria de Estado da Saúde (SES) anunciou, em boletim divulgado na noite desta segunda-feira (17), que o Maranhão tem 3.277 mortes e 137.408 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19). Segundo a SES, foram contabilizados 13 óbitos e 555 pessoas infectadas pelo coronavírus nas últimas 24 horas, sendo 81 na Grande Ilha de São Luís, uma em Imperatriz e 473 nos demais municípios. A taxa de letalidade da Covid-19 no Maranhão, por sua vez, está em 2,38%.
Leia também:
Imirante.com lança hotsite com informações sobre o novo coronavírus; acesse
Mais de 126 mil pessoas estão curadas da Covid-19 no Maranhão, informa SES
Veja os municípios do Maranhão com maior número de infectados pelo coronavírus
De acordo com a SES, nenhuma das últimas mortes pelo novo coronavírus no Maranhão aconteceu nas últimas 24 horas. Os 13 óbitos contabilizados ocorreram em dias/semanas anteriores, e aguardavam resultado de exame laboratorial. As últimas mortes de pacientes infectados pelo coronavírus foram registradas nos municípios de São Luís (6), Imperatriz (3), Balsas (2) e Paço do Lumiar (2).
O boletim da SES revela que todos os 217 municípios do Maranhão já registraram casos confirmados de Covid-19. São Luís (17.658), Imperatriz (4.973), Santa Inês (4.085), Balsas (3.887) e Caxias (3.560) são as cinco cidades maranhenses com o maior número de pacientes infectados pelo novo coronavírus.
A SES informa ainda que 126.242 pessoas já se recuperaram da Covid-19 no Maranhão, com 464 pacientes infectados pelo novo coronavírus recebendo alta nas últimas 24 horas. Essas pessoas tiveram a recuperação confirmada e foram liberadas atendendo a uma orientação do Ministério da Saúde, já que passaram 14 dias em isolamento, a contar da data de início dos sintomas, e continuam assintomáticas.
Saiba mais: Plataforma web quer mapear pandemia da Covid-19 no Brasil
O quadro dos pacientes infectados pelo novo coronavírus no Maranhão também foi atualizado no relatório da SES. Entre os 137.408 casos confirmados, são 3.277 mortes, 200 internações em UTI (175 na rede pública e 25 na rede privada), 291 internações em enfermaria, 7.398 pacientes em isolamento domiciliar e 126.242 pessoas recuperadas. Os pacientes com teste positivo para a Covid-19 estão sendo monitorados por equipes do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS).
Desde o início do monitoramento, a SES já analisou 303.993 casos de possível infecção pelo novo coronavírus e fez 303.332 testes para diagnóstico no Maranhão. São 137.408 casos confirmados, com 3.277 óbitos, 126.242 recuperações e 7.889 casos ativos, além de 3.341 casos suspeitos e 163.244 casos descartados. A metodologia do Ministério da Saúde contabiliza mortes e pacientes curados entre os casos confirmados da Covid-19.
As pessoas que apresentarem sintomas do novo coronavírus em São Luís podem procurar o Centro de Testagem da Policlínica Diamante e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Vinhais, Itaqui-Bacanga, Cidade Operária e Araçagy. Os profissionais da área da saúde e da segurança pública estão sendo atendidos exclusivamente no Viva da Beira-Mar. Para a população no interior maranhense, os hospitais regionais continuam realizando a coleta para os exames.
Saiba Mais
- Brasil tem 16 milhões de vacinados com dose bivalente contra Covid-19
- Governo autoriza vacina bivalente contra Covid-19 para todos acima de 18 anos
- Brasil chega à marca de 700 mil mortes por Covid-19
- Ministério da Saúde reforça importância de completar ciclo vacinal contra a Covid-19
- Três anos depois, profissionais de saúde ainda sentem peso da pandemia de Covid-19
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.