Imunização

Iniciada aplicação de nova vacina contra meningite na rede estadual de saúde

Foram 119.648 doses da vacina recebidas do Ministério da Saúde.

Imirante.com, com informações do G1/MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h07
A imunização está sendo realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) em parceria com os 217 municípios maranhenses.
A imunização está sendo realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) em parceria com os 217 municípios maranhenses. (Foto: Julyane Galvão)

MARANHÃO - Foi inicada, no Maranhão, a aplicação das vacinas contra a meningite, que em 2020 entrou para o Calendário Nacional de Vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS). O toda de 119.648 doses da vacina meningocócica foram enviadas à rede estadual pelo Ministério da Saúde.

SES descarta surto de meningite no Maranhão e alerta população para novos casos
Vacina contra meningite: entenda os tipos e quem deve tomar

A imunização está sendo realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) em parceria com os 217 municípios maranhenses e tem como público-alvo adolescentes com idade de 11 e 12 anos. A ação é contra os quatro subtipos da doença (A, C, W e Y), de forma conjugada.

“Chamamos a atenção para os pais e responsáveis para que cumpram a rotina de vacinação conforme o calendário prescrito pelo Ministério da Saúde. A meningite é uma doença séria e que tem vacina, por isso podemos proteger nossos adolescentes seguindo conforme o que se tem sido orientado”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

A vacina meningocócica ACWY (conjugada) está sendo disponibilizada de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação, na rotina dos serviços de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS). A dose da vacina meningocócica ACWY deverá ser administrada independentemente de o adolescente ter recebido anteriormente a vacina MenC (conjugada) ou dose de reforço.

De acordo com a chefe do Departamento de Controle e das Doenças Imunopreveníveis da SES, Halice Figueiredo, o objetivo é alcançar cobertura vacinal maior ou igual a 80%.

“Recomendamos reforçar a importância da manutenção de um esquema vacinal completo, seguindo o preconizado no calendário. O sucesso dessa estratégia depende do envolvimento e da participação de todos na tarefa, com a certeza de que esta é uma importante ação para proteger a população contra a doença”, explicou.

A SES destaca que, enquanto a vacina contra a meningite é distribuída de forma gratuita na rede SUS, na rede particular a dose pode chegar a custar entre R$ 300 e R$ 700, variando de acordo com a idade da criança.

Na rede pública de saúde, para se ter acesso à imunização, o adolescente deverá se dirigir à uma Unidade Básica de Saúde (UBS) acompanhado dos pais ou responsável legal, portando documento com foto, cartão do SUS e a caderneta de vacinação.

Em São Luís, as unidades de referência para vacina são:

  • Centro de Saúde Paulo Ramos
  • Centro de Saúde Bairro de Fátima
  • Unidade Médica Itaqui Bacanga
  • Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão
  • Unidade Médica do Bequimão
  • Centro de Saúde Genésio Rêgo
  • Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE)
  • Centro de Especialidades Médicas da Cidade Operária

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.