Alerta

Maranhão registra mais de 1,3 mil casos de dengue em cinco meses

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), mais de 1,2 mil pessoas já se recuperaram da doença.

Imirante.com, com informações do G1 MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h08
Mais de 1,3 mil casos de dengue são registrados no Maranhão em cinco meses.
Mais de 1,3 mil casos de dengue são registrados no Maranhão em cinco meses. (Foto: Reprodução / TV Mirante)

MARANHÃO - Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES) foram registrados em todo o Maranhão 1.357 casos de dengue em cinco meses. Um óbito pela doença, no município de São Domingos, está sendo investigado.

Ainda de acordo com a SES, 1.228 mil pessoas já se recuperaram da dengue no Maranhão. Durante a pandemia do novo coronavírus, muitas pessoas estão esquecendo dos cuidados que são necessários para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.

As autoridades de saúde alertam para a limpeza constante de áreas do quintal, das ruas, calhas de água e até telhados, pois podem se transformar em criadouros do mosquito. É importante não deixar a água parada.

"Vamos fazer uma vistoria semanal em nossas casas, vamos procurar identificar focos de criatórios do Aedes aegypti e vamos eliminar, se possível, todos os focos. Aqueles que não forem possíveis, entrem em contato conosco para ver o que se pode fazer de tratamento, mas a maior parte dos criatórios podem ser eliminados pela própria pessoa da casa. E aí, nós temos como exemplos garrafas de refrigerante, de cerveja, garrafas pets, copos e o que tiver de água, derrame ela e elimine a criação do Aedes nesses locais", explicou Pedro Tavares, coordenador do Programa de Combate as Arboviroses de São Luís.

Terrenos baldios também podem ser foco da criação do mosquito. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde da capital (Semus), as ações de combate à dengue foram intensificadas em toda a cidade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.