SÃO LUÍS - De acordo com balanço divulgado pelo Ministério da Saúde na sexta-feira (13), o Maranhão é um dos nove estados que não conseguiram atingir a meta mínima de 95% da cobertura vacinal contra o sarampo. O Ministério informa que o Estado cumpriu apenas 90% da meta.
Dados do Ministério da Saúde apontam que, além do Maranhão, não conseguiram atingir a meta mínima de cobertura vacinal os estados do Amapá (94,9%), São Paulo (93,7%), Piauí (91,9%), Acre (91,4), Bahia (88,9%), Roraima (87,9%) e Pará (85,4%).
O Ministério da Saúde promoveu duas campanhas nacionais com o objetivo de combater e prevenir o sarampo. Na primeira fase, o público-alvo foram crianças entre seis meses e cinco anos, enquanto a segunda fase foi dedicada aos jovens entre 20 a 29 anos.
Em nota, a Secretaria de Estado da Saúdo do Maranhão (SES) informou que o Maranhão registrou, até o momento, seis casos de sarampo, e que foi realizada capacitação de profissionais, além de efetuar a dispensação da vacina e insumos para Unidades Regionais de Saúde (URS), conforme cronograma previsto do Ministério da Saúde.
A SES informou que, ainda que o Estado desenvolva ações complementares de vacinação, a ação da Secretaria não pode ser substituída pela ação municipal. Sobre a cobertura vacinal, será recomendado o reforço da vacinação de rotina nas unidades básicas de saúde do Maranhão.
Saiba Mais
- Vacinas contra o sarampo salvam cinco vidas por segundo, destaca OMS
- Maranhão segue sem registrar casos de sarampo
- Maranhão acompanha o marco nacional e segue sem registrar casos de sarampo
- OMS alerta para aumento de casos de sarampo no mundo
- OMS alerta para aumento de casos de sarampo e reforça vacinação
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.