Operação Guará

Presos, no Maranhão, acusados de integrar facção no Amazonas

Ao todo, a polícia prendeu 17 integrantes de grupo que liderou massacre em presídios de Manaus, em 2019.

Imirante.com, com informações da Mirante AM

Atualizada em 27/03/2022 às 11h12

SÃO LUÍS – Nesta sexta-feira (26), a Polícia Civil do Estado do Amazonas deflagrou a Operação Guará, onde prendeu 17 pessoas acusadas de integrar uma facção criminosa. A operação foi realizada no Maranhão, Piauí, Amazonas, Pará e Ceará, havendo prisões e apreensão de armas.

Duas, das 17 prisões, foram feitas no Estado do Maranhão. Foi preso, em São Luís, José Lobo Rodrigues, 37 anos, no residencial Amendoeira, região do Maracanã. O segundo suspeito, identificado como Marlison Prata Silva, foi preso na cidade de Estreito, no sul do Maranhão.

José Lobo, que tem várias passagens por homicídio, usava o nome de Raimundo Lobo, que é sobrinho dele. Entre as pessoas que José Lobo já matou está o próprio irmão, que também era envolvido com o crime organizado.

Segundo informações da Polícia Civil do Amazonas, os 17 presos são acusados de integrarem uma facção criminosa envolvida com o tráfico de drogas e com diversos homicídios no Estado, sendo que o grupo foi responsável pelo massacre em presídios de Manaus, em que foram mortos mais de 50 detentos. No massacre, segundo a polícia, houve uma guerra entre integrantes da mesma facção, pelo controle do grupo.

Saiba mais:

Chega a 55 o número de mortos em presídios de Manaus

Governo do Amazonas confirma 57 mortes em presídios

Ainda segundo a polícia amazonense, além de José Lobo e Marlison Prata, havia mais dois criminosos residindo no Maranhão, mas eles fugiram do Estado e foram preso na cidade de Teresina, no Piauí. Os faccionários pretendiam estender o alcance do grupo no Maranhão, mas ainda estavam retraídos devido à força de uma outra organização criminosa que atua no Estado.

Ainda de acordo com a polícia, a facção é atuante em vários Estados como Amazonas, Ceará, Piuaí e Pará e formado por uma família que é totalmente envolvida em práticas criminosas.

Entenda mais sobre o caso na reportagem de Alessandra Rodrigues, da Mirante AM.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.