Preocupante

Maranhão perdeu competitividade nos últimos três anos

Estudo vai na contramão de propaganda governista e demonstra estado de calamidade em alguns setores.

Linhares Jr. / Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h16
Maranhão ficou em último lugar em sustentabilidade social.
Maranhão ficou em último lugar em sustentabilidade social. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Em 2015, primeiro ano do governo Flávio Dino, o Maranhão ocupava a 20ª colocação no Ranking de Competitividade dos Estados, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) em parceria com a Tendências Consultoria Integrada e Economist Intelligence Unit (EIU). Passados três anos e meio, o estado despencou para o penúltimo lugar no estudo.

De acordo com o site que promove o ranking, sua "intenção do ranking é avaliar a administração pública, diagnosticar e eleger prioridades. Assim, auxilia o cidadão a entender quais as questões mais urgentes em seus estados para escolher políticos que tenham boas propostas focadas nessas questões. A intenção é que os governos estejam mais alinhados e conscientes em relação aos seus desafios e possam utilizar essa ferramenta para eleger quais são suas prioridades".

Há três anos atrás o índice do Maranhão era de 43.1. Em 2016 caiu para 34.3, em 2017 para 31.5 e neste ano aconteceu uma pequena melhora, alcançando 32.6. A média do índice em todo o Brasil é de 49.4. Número que coloca o Maranhão mais de 15 pontos abaixo da média.

Todos os números do Maranhão em relação à qualidade da gestão pública, sustentabilidade social, infraestrutura e também na educação caíram.

Educação em queda

Poucos dias após a divulgação do péssimo desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), a educação maranhense voltou a sofrer com avaliações negativas. Avaliação da Educação, ENEM, índice de Oportunidade na Educação, PISA, Taxa de Abandono do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, Taxa de Atendimento do Ensino Infantil, Médio e Fundamental foram avaliadas.

Em cinco deles o Maranhão ocupou os últimos lugares. Apenas na taxa de Atendimento ao Ensino Infantil, que é de responsabilidade das prefeituras, a colocação do estado foi satisfatória: 12º lugar.

A pior avaliação foi a do índice de Oportunidade na Educação, O Maranhão foi considerado o penúltimo estado neste quesito. No geral, o Maranhão ficou na 23.ª posição no país no pilar educação.

O pior de todos

No que diz respeito à sustentabilidade social, o Maranhão ocupa, isolado, o último lugar na tabela. Neste item são analisados acesso ao saneamento básico (água e esgoto); desigualdade de renda; famílias abaixo da linha da pobreza; formalidade do mercado de trabalho; IDH; inserção econômica dos jovens; mortalidade infantil, materna e precoce; previdência social; e segurança alimentar.

A sustentabilidade ambiental também foi avaliada muito negativamente. A combinação dos índices de destinação do lixo, emissões de CO2, qualidade dos serviços urbanos e o tratamento colocaram o Maranhão em penúltimo lugar no eixo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.