Contra crimes previdenciários

Polícia Federal dá início à Operação Intervenção no Maranhão

Operação pretende evitar crimes previdenciários em Paço do Lumiar e São Luís.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h32
A operação contou com a participação de oito policiais federais.
A operação contou com a participação de oito policiais federais. (Reprodução )

SÃO LUÍS – Com a finalidade de reprimir crimes previdenciários, a Polícia Federal (PF), integrada com o Ministério do Trabalho e Previdência Social e Ministério Público Federal, deu início nesta quinta-feira (12) à Operação Intervenção nas cidades de São Luís e Paço do Lumiar, ambas no estado do Maranhão.

As investigações, iniciadas no ano de 2015, levaram à identificação de um esquema criminoso no qual foram falsificados documentos públicos para fins de concessão de benefícios previdenciários e assistenciais.

A PF cumpriu três Mandados Judiciais, sendo dois de busca e apreensão e um de condução coercitiva, além do arresto de bens, incluindo veículos e propriedades do principal investigado. Dentre os mandados judiciais consta, ainda, a determinação para que o INSS suspenda ou bloqueie o pagamento de 3 (três) benefícios.

O prejuízo inicialmente identificado aproxima-se de R$ 300 mil. O valor do prejuízo evitado com a consequente suspensão desses benefícios, levando-se em consideração a expectativa de sobrevida média da população brasileira, é de R$ 1,9 milhão.

A operação contou com a participação de oito policiais federais e de dois servidores da área de inteligência do Ministério do Trabalho e Previdência Social, a Assessoria de Pesquisa Estratégica e Gerenciamento de Riscos (APEGR).

A Operação foi denominada “Intervenção” em alusão a interferência ocorrida na atuação de um agenciador de benefícios previdenciários e assistenciais fraudulentos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.