MARANHÃO - O período oficial da primeira etapa de vacinação de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa foi iniciado no último domingo (1°) e segue até o fim do mês. A partir desta segunda (2) até o próximo sábado (7), em todas as 18 Unidades Regionais da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), serão realizados eventos e panfletagens para divulgar a campanha e conscientizar os produtores maranhenses sobre a importância de continuar vacinando seus rebanhos.
A campanha de vacinação ocorre semestralmente, nos meses de maio e novembro no Maranhão. Em 2015, o estado obteve 98,82% do rebanho vacinado em maio, e, 98,04%, em novembro.
Assim como a vacinação contra febre aftosa, a vacinação contra brucelose, também, é obrigatória em todo o território nacional - mas, no caso desta doença, ela é exigida apenas para bezerras de 3 a 8 meses de idade. Já a vacinação antirrábica anual de bovinos e bubalinos, a partir do primeiro dia de vida, é obrigatória em 43 municípios maranhenses, onde a Aged registrou casos positivos de raiva em herbívoros.
Saiba Mais
- Brasil é reconhecido como país livre de febre aftosa sem vacinação em cerimônia em Paris
- Brasil recebe certificação internacional de zona livre de aftosa sem vacinação
- Ministério da Agricultura vai intensificar ações de proteção após suspender vacinação contra febre aftosa
- Brasil se torna livre de febre aftosa sem vacinação, informa governo
- Maranhão inicia última etapa de vacinação contra febre aftosa nesta segunda-feira (1º)
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.