SÃO LUÍS – De 2000 a 2012, foram assassinados 7.190 jovens com idades entre 15 e 29 anos no Maranhão. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (7) pela Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH).
A pesquisa mostra que quase 90% desses jovens assassinados eram negros. No período, a taxa de homicídios do grupo (jovens de raça negra) cresceu 192,1% no Maranhão.
Os negros também representam 85% do total de mortes violentas no Maranhão. Segundo os dados, ao todo, de 13.279 assassinatos, 11.290 vitimaram negros e pobres. A pesquisa considera de cor negra as pessoas que têm declarada como cor a raça preta ou parda.
Ainda segundo a pesquisa, cerca de 90% das vítimas eram do sexo masculino. Pouco mais da metade das mortes foram provocadas por disparos de arma de fogo.
O Maranhão é o terceiro Estado com a maior taxa de crescimento de homicídios da população jovem em todo o Brasil. De acordo com o levantamento do Instituto de Cidadania Ativa realizado nos últimos três anos, 25 mil jovens estão envolvidos com facções criminosas atualmente no Estado.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.